Logo
Imprimir esta página

Variáveis climáticas e suas implicações na agricultura: Influência da temperatura nas plantas

Variáveis climáticas e suas implicações na agricultura: Influência da temperatura nas plantas

Maxwell Soares da Silva, Especialista Agronômico da Netafim

Quando um produtor decide plantar em sua propriedade, ele necessita se atentar a algumas variáveis que irão influenciar bastante no sucesso ou não da sua lavoura. A temperatura é uma dessas variáveis climáticas de suma importância para todos os seres vivos, exercendo influência principalmente nas atividades fisiológicas dos vegetais. Para garantir a sobrevivência, estas espécies necessitam se adaptar às alterações de temperatura em campo aberto. O calor e o frio, são estados termodinâmicos e são chaves para aumento ou diminuição na velocidade das reações químicas.

Cada espécie vegetal possui temperaturas mínimas e máximas para cada fase fenológica de desenvolvimento e uma temperatura ótima em que o seu desenvolvimento ocorre ao máximo. Isso também se deve a interferência da temperatura na produção da clorofila, que é um pigmento que dá a coloração verde nas plantas e ajuda na realização da fotossíntese.

No entanto, as plantas possuem a capacidade de se adaptarem ao meio na qual estão inseridas, através de adaptações morfológicas, no tamanho e forma das folhas e a presença de pigmentos, como a antocianina (vermelho a púrpura), que aliada a clorofila podem absorver mais calor que uma folha verde, se tornando essencial para plantas em clima frio.

As videiras no vale do São Francisco enfrentam altas temperaturas na maior parte do ano, e através de melhoramento genético, se obteve variedades altamente produtivas e adaptadas a estas condições climáticas do sertão nordestino. A irrigação localizada é uma ferramenta chave que auxilia no conforto térmico na planta, proporcionando água e nutrientes diretamente no sistema radicular, de forma que a planta esteja bem hidratada e nutrida mesmo em altas temperaturas, produzindo com alta qualidade.

O cuidado com a escolha da cultura, da variedade para o local a ser cultivado e do sistema de irrigação, podem evitar problemas futuros de baixo desenvolvimento da planta e baixa produtividade, sendo determinante para o sucesso produtivo do cultivo.

Uniram RC Drop by Drop, Citru, Western Cape, South Africa (2).jpg

Sobre a Netafim

Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto