Logo
Imprimir esta página

Raphael Mortati e a mente por trás do desenvolvimento de massas à base de palmito

O empresário inspirou-se em história familiar e hoje faz sucesso produzindo e entregando alimentos saudáveis em todo o território norte-americano

Durante anos o empresário Raphael Mortati trabalhou em grandes indústrias alimentícias aprendendo tudo sobre o processo de fabricação de diversos produtos famosos como a carne enlatada, muito conhecida nos Estados Unidos e em diversos países do mundo inteiro. Viajou e conheceu toda a ciência responsável tanto pela criação quanto pela fabricação e conservação desses alimentos. Esse background o ajudou a criar, anos mais tarde, a Natural Heaven, que se tornou rapidamente um sucesso no mercado norte-americano por desenvolver e distribuir massas fabricadas tendo como base uma matéria prima especial: o palmito.

A empresa de Raphael, localizada em Pompano Beach, tem em seu DNA ajudar a promover a mudança de hábitos alimentares de toda uma população que não quer abrir mão do sabor e da qualidade de alimentos tão tradicionais como o spaghetti e a lasanha, por exemplo. Sua história é inspirada numa perda vivida pelo empresário, que perdeu seu pai, o cardiologista Nicola Mortati, aos 58 anos, vítima de um infarto. Filho de italianos, o médico formado pela Unicamp, que também era pesquisador e estava se dedicando ao doutorado, gostava de se reunir com a família e os amigos em torno de uma mesa farta com massas e muitas calorias.

Alguns anos mais tarde o próprio Raphael, já pai de João e Júlia, notou em seus exames de sangue índices de colesterol e triglicérides elevados, o que o fez repensar sua própria alimentação e hábitos. Foi a motivação que faltava para que ele estudasse um modo de desenvolver produtos que lhe entregassem o sabor similar àqueles que consumia, porém com menos chance de causar estragos à saúde.

O pensamento que o impulsionou foi “se eu não posso mudar os meus hábitos, será que eu não consigo alterar os ingredientes dos produtos que eu gosto?”. E foi exatamente o que ele fez quando pesquisou, desenvolveu, encontrou os parceiros certos e lançou, entre 2017 e 2020, os três primeiros produtos da Natural Heaven: a lasanha, o spaghetti e o macarrão “cabelo de anjo”, todos feitos à base de palmito, com baixíssimo teor calórico e índice glicêmico, além de cetogênicos.

Raphael é administrador de empresas e, depois de sua experiência na indústria alimentícia, descobriu a melhor forma de utilizar o palmito e segredos industriais específicos para montar toda uma linha de produção na América Central que, hoje, produz para abastecer todos os estados da América do Norte. Nos últimos dois anos, com a pandemia e o crescimento de pedidos online, Raphael viu seu negócio crescer exponencialmente. Os produtos da Natural Heaven estão presentes em mais de 5200 lojas e na principal rede de supermercados de produtos naturais dos EUA, a Whole Foods. O negócio, que começou com um faturamento de R$ 500 mil, hoje fatura R$ 20 milhões. Estão em desenvolvimento outras linhas de produto que devem ser lançadas em breve.

O mercado norte-americano e o potencial do palmito

Um dos problemas que o empresário identificou quando começou a estudar produtos à base de palmito foi justamente o custo de sua matéria-prima. Com a sua produção diminuída em todo o mundo, o custo do palmito era muito alto, o que tornava difícil o acesso aos produtos desenvolvidos utilizando o vegetal em sua base. Esse dado corroborava com a ideia de que produtos saudáveis tem mais valor e se tornam, por isso, menos acessíveis à população. A solução que Raphael encontrou estava no Equador e na Costa Rica, onde o empresário também ajudou a montar toda a linha de produção que tornava os alimentos próprios para manuseio, armazenamento e consumo. Como resultado conseguiu devolver um produto cuja refeição custa menos de três dólares.

Outra característica do mercado norte-americano foi a conquista de um esquema logístico que permite, atualmente, a entrega de todos os produtos (hoje são nove) em qualquer lugar do território norte-americano em até dois dias. Os pedidos podem ser feitos pelo site (https://eatnaturalheaven.com/).

Além de não prejudicarem a saúde, os produtos da Natural Heaven colaboram para a sua promoção: estabilizam os níveis de açúcar no sangue, promovem saúde digestiva, ajudam na perda de peso e aumentam a força dos ossos e a imunidade. Enquanto uma refeição com a massa comum tem aproximadamente 900 calorias, uma com os produtos da Natural Heaven tem em média 70 calorias e podem ser preparadas em cerca de quatro minutos.

Em relatório de março deste ano a Spoonshot, pesquisadora de mercado que usa inteligência artificial para identificar tendências emergentes, publicou uma lista dos 25 maiores empreendimentos inovadores no setor de alimentos e bebidas e os cinco primeiros incluem, dentre outros, a Natural Heaven (https://www.foodbusinessnews.net/articles/21031-the-top-five-entrepreneurial-game-changers). Não é para menos. Com uma população que inclui 45 milhões de norte-americanos em dieta, 100 milhões com diabetes e 160 milhões considerados obesos, a preocupação com mais saúde e bem-estar é uma questão de sobrevivência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto