Logo
Imprimir esta página

Estudo da AgBiTech aponta que manejo com baculovírus reduz emissões de carbono em até 50%

Dado foi obtido na comparação com defensivos agrícolas de matriz química; uso integrado de químicos e biológicos permite reduções da ordem de 35%

Um estudo preliminar conduzido nos Estados Unidos, pela companhia de origem australo-americana AgBiTech, mostrou que o manejo biológico de lagartas por meio de baculovírus reduz as emissões de carbono em até 50%, na comparação aos defensivos químicos tradicionais.

“Chegamos a 51% de redução de carbono quando comparamos nosso produto com um agroquímico, isoladamente. Já o uso combinado de baculovírus e químicos também baixou as emissões, na faixa de 35%”, destaca Adrian Lywood, diretor de manufatura e processos de inovação da AgBiTech nos EUA.

De acordo com Lywood, a pesquisa comparou baculovírus e químicos em diferentes tratamentos para controle de lagartas na cultura da soja. Os principais ingredientes ativos químicos, empregados isoladamente ou alternadamente aos produtos biológicos, foram clorantriniliprole, methomyl, benzoato, lufenuron, espinetoran, meloxifenozida e clorfenapyr.

Lywoood adianta que, para chegar aos resultados relativos às reduções de emissões, a pesquisa também teve como variáveis de influência a produção de matérias-primas e seu transporte a partir de fábricas, além do consumo de água e de eletricidade nas fabricações de produtos e aplicações a campo. Pesaram ainda tratamentos de efluentes em unidades de químicos e biológicos, entre outros fatores que serão divulgados na conclusão do trabalho.

“Baculovírus não deixam resíduos no campo, não danificam o solo, preservam organismos benéficos e inimigos naturais de pragas. O processo de produção dos baculovírus é significativamente menos prejudicial ao meio ambiente”, acrescenta o executivo. “Vale ressaltar que os biológicos reduzem as emissões de gases estufa desde a fabricação. Isso beneficia produtores rurais em todo o mundo. São produtos confiáveis e sustentáveis na conservação da sanidade de lavouras”, finaliza Adrian Lywood.

Sustentabilidade e crédito rural

Para o diretor de negócios da AgBiTech Brasil, engenheiro agrônomo Murilo Moreira, as avaliações de desempenho socioambiental em áreas produtivas do agronegócio local e global tendem a se consolidar de agora aos próximos anos. “Sustentabilidade será em pouco tempo um aspecto decisivo, central, para viabilizar negócios no setor, inclusive a comercialização de colheitas e a obtenção de financiamentos pelos produtores.”

Em 2021, por sinal, a agfintech Traive participou de uma emissão no mercado de capitais no valor de R$ 63,7 milhões, concedida a um grupo de sete produtores de soja, milho e algodão na forma de CRA – Certificados de Recebíveis do Agronegócio. Chamada de “CRA Verde”, foi a primeira operação do gênero certificada pela CBI – Climate Bond Initiative - no mundo e exigiu, como contrapartida dos agricultores beneficiados, o compromisso de não desmatar e o de preservar matas ciliares em áreas de preservação permanente (APPs), entre outras exigências socioambientais.

O diretor da Traive Brasil, Maurício Fragata Quintella, ressalta que o conceito de ‘compliance ambiental’ chegou para ficar. Conforme Quintella, no futuro próximo as análises de crédito ao produtor deverão contemplar, ainda, métricas como a retenção de carbono do solo e a otimização do uso de insumos de matriz química.

Desde 2002, a AgBiTech fornece produtos consistentes, de alta tecnologia, que ajudam a tornar a agricultura mais rentável e sustentável. A empresa combina experiência a campo com inovação científica. Trabalha com agricultores, consultores e pesquisadores e desenvolve soluções altamente eficazes para manejo de pragas agrícolas. Controlada pelo fundo de Private Equity Paine Schwartz Partners (PSP), a AgBiTech fabrica toda a sua linha de produtos na mais moderna unidade produtora de baculovírus do mundo, em Dallas (Texas, EUA).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto