Logo
Imprimir esta página

Mudanças climáticas podem afetar o agronegócio do Centro-Oeste

Região corresponde a 50% da produção agrícola do país, razão pela qual planejamento e preparo são fundamentais

O agronegócio depende dos fatores climáticos para o manejo da agricultura, principalmente das chuvas. Todavia, as mudanças climáticas podem dificultar a produção agrícola, causando alterações na gravidade dos eventos extremos, no sistema de chuvas, nas modificações na temperatura do ar e problemas ocasionados por doenças e pragas.

Uma das regiões responsáveis por metade da produção agrícola do país, o Centro-Oeste vem sentindo os efeitos das mudanças climáticas. Cerca de 28% das áreas cultivas estão distantes do padrão climático ideal para o plantio de soja e milho segundo pesquisa “O Limite Climático para a Agricultura no Brasil” publicada na revista Nature Climate Change.

A elevação da temperatura nas últimas décadas e as mudanças no sistema de chuvas prejudicam cada vez mais a produção de grãos em estados do Centro-Oeste e do Nordeste, como Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Bahia. O estudo destaca que, se nada for repensado, essas áreas cultivadas fora do padrão de clima ideal devem crescer até 2030, atingindo 51% e podendo alcançar 74% das áreas em 2060.

De acordo com Paulo Afonso Lustosa, presidente da Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (FENATAC), os impactos climáticos podem provocar perdas consideráveis no agronegócio. “As maiores consequências das mudanças climáticas na região Centro-Oeste interferem nas alterações do cenário de doenças e no seu manuseio, o que provavelmente causará impactos na produtividade agrícola. Além disso, as alterações climáticas podem ter efeitos diretos e indiretos: os impactos diretos atingem a mudança na distribuição geográfica das plantas; os indiretos, o aumento da temperatura e das secas”.

Esses impactos climáticos colocam em xeque a sustentabilidade econômica do agronegócio, uma vez que a região responde ao mercado nacional e internacional. Diante disso, é fundamental que haja planejamento para evitar que essa estimativa se concretize no agronegócio, o que inclui investimento em recuperação do meio ambiente, monitoramento das plantações e processos de produção.

“A região Centro-Oeste é extremamente relevante para as demais regiões brasileiras porque gera mais da metade da produção agrícola nacional. Dessa forma, as consequências afetam tanto os agricultores quanto os revendedores, que dependem da irrigação sustentável para garantir a demanda do agronegócio. Por esse motivo, é necessário otimizar o uso consciente da água para garantir a produtividade”, ressalta Lustosa.

Sobre a entidade:

Fundada em 29 de junho de 1983, a Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (FENATAC) é uma entidade sindical de grau superior constituída para fins de coordenação e de proteção dos interesses da categoria das empresas do transporte rodoviário de cargas (TRC), de colaboração com os poderes públicos e com as associações de classe. Sua sede própria está localizada no Distrito Federal e tem por base os estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto