Logo
Imprimir esta página

Segurança jurídica x risco de desabastecimento: como contratos podem ser importantes aliados do agronegócio em cenários de guerra

Não é exagero dizer que os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia atingem todo o mundo globalizado. Aqui no Brasil, o agronegócio é um dos setores mais afetados pelo conflito, uma vez que seu desempenho está completamente atrelado à importação de fertilizantes. Em 2021, 85% dos insumos usados nas plantações nacionais vieram do mercado externo; desse total, 23%, apenas da Rússia. A dependência brasileira, que antes era um sinal de alerta, agora representa uma ameaça concreta às próximas safras. Alguns especialistas, inclusive, atentam para o risco de desabastecimento interno. Nesse período de escassez, destaca-se a necessidade de empreendedores rurais poderem contar com uma assessoria jurídica especializada, investindo na previsibilidade e na segurança dos negócios agrícolas e evitando novos dissabores.

É fato que, principalmente da perspectiva contratual, poucos produtores estavam amparados para lidar com a crise no leste europeu. Ainda que incertezas e riscos façam parte da atividade agropecuária, os contratos tradicionais não costumam incluir situações de guerra. Agora, cláusulas que estipulam esses cenários como força maior, justificando o descumprimento de acordos legais, tornam-se imprescindíveis. Afinal, a previsibilidade contratual poderia - e ainda pode - evitar discussões judiciais e apresentar novas soluções em contendas.

Sendo assim, o apoio jurídico passa a ter, daqui para frente, um papel central na negociação e renegociação do fornecimento de adubos e fertilizantes, em custos portuários e de desembaraço aduaneiro, em casos de descumprimento de entregas e oscilações de preços.

A tendência é que modelos de contrato de compra e venda de fertilizantes adotem, cada vez mais, cuidados presentes em outros setores, incorporando novas disposições, como a cláusula washout, que prevê as consequências econômicas de dissoluções e rompimentos contratuais, fixando indenizações de acordo com o preço praticado no ato do descumprimento.

Já as agroindústrias nacionais passarão a se atentar, sobretudo, às garantias de entrega dos insumos importados, redobrando a atenção às formas de solução em cenários conflituosos.

Com a crise, aprendemos sobre o caráter fundamental de contratos capazes de prever e proteger o agronegócio contra esse tipo de situação, criando uma programação que traga a possibilidade de responsabilização e penalização entre as partes. Antever um problema, ter uma relação negocial que estabelece, previamente, toda e qualquer circunstância, diminui a margem de discussões no âmbito judicial e traz mais segurança, tranquilidade e amparo aos envolvidos.

Currículo:

Formado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), em 2003, e Mestre pela Universidade de Coimbra, Gustavo Eidt é especializado no atendimento do setor agropecuário. Integra, desde 2021, o quadro societário da Marins Bertoldi Advocacia, liderando a prestação de serviços para o agronegócio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto