Logo
Imprimir esta página

Virtual e gratuito, painel “A Logística do Agronegócio” acontece dias 4 e 5 de maio

Nos dias 4 e 5 de maio, o ILOG – Instituto Logweb de Logística e Supply Chain, em parceria com a plataforma de comunicação Logweb, realizará o Painel “A Logística do Agronegócio”.

Virtual e gratuito, o evento ocorrerá das 9h às 13h nos dois dias, levando ao público cases interessantes de empresas que são referência em suas áreas de atuação, como Bayer, Raízen, Copersucar e Suzano, além de análises relevantes e atuais apresentadas por especialistas da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e da Vanzolini.

O agronegócio é um setor bastante integrado internacionalmente do ponto de vista das suas exportações, que representam em torno de 25% do seu PIB, enquanto para a economia brasileira é de 15%.

No Brasil, em 2021, o total exportado com o agronegócio resultou em US$ 120,59 bilhões, alta de 19,7%, em relação ao ano anterior, conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Já em 2022, o resultado deverá ser até 5% maior, segundo projeções da CNA e do Cepea.

A logística no agronegócio é um diferencial competitivo importante para o setor, pois permite a melhoria contínua de toda a cadeia. Ela é responsável por fazer frutas, verduras, legumes, carnes e outros produtos essenciais chegarem às pessoas com segurança e qualidade.

Entre os desafios do setor estão as longas distâncias percorridas pelas cargas, as rodovias em mau estado e a falta de infraestrutura, que obrigam o produtor a elevar os custos, refletindo em outros setores da economia. O uso da tecnologia é outro ponto que precisa ser olhado com atenção.

Confira os temas e palestrantes já confirmados:

A importância da logística e do agronegócio para o Brasil

Palestrante: Elisangela Pereira Lopes, assessora técnica da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

· As atividades logísticas são representadas como custos no processo produtivo. Como lidar com isso?

· A relevância dos custos de transporte e estoque no Brasil se dá pelos gargalos enfrentados nos sistemas logísticos.

· Os diferentes modais de transporte têm papel importante no desenvolvimento do setor.

Incorporação digital no campo: desafios e oportunidades

Palestrante: Fabian Fernandes Bruzon, Diretor de Operações Florestais da Suzano

· Como lidar com a resistência à incorporação de novas tecnologias e práticas pelos profissionais do agronegócio?

· Como a automação e a inteligência artificial ajudam a integrar as informações e descentralizar o conhecimento?

· Qual o futuro do agronegócio?

Transporte no agro: como implantar as melhores estratégias

Palestrante: André Vieira, Coordenador de Projetos, Implantação, Serviços e Suporte da DataFrete
· Não basta contar com o feeling, questões importantes como o tipo de transporte, veículos e principalmente os parceiros logísticos precisam precisam ser constantemente analisados.
· Como garantir o fluxo harmônico entre embarcador e transportador?
· A terceirização de transporte e suas vantagens

Tecnologias para estabelecer uma plataforma integrada de serviços no agronegócio

Palestrante: Dalbi Arruda, gerente-executivo de Tecnologia e Processos da Copersucar

· O uso de APIs (Application Programming Interface) para maior integração de processos com as usinas sócias.

· Automação de processos e digitalização de serviços como ferramentas de aproximação com clientes.

Eco Rota de ponta a ponta na Bayer

Palestrante: Schirley Wirtti, Head Supply Chain Management Latam Crop Science Bayer

· Substituição gradativa dos tradicionais transportes por métodos mais limpos como veículos elétricos movidos à gás natural veicular (GNV) e/ou biometano e transporte ferroviário.

Transformação digital no campo

Palestrante: Herbert Abude Scheidl, gerente de Operações Agrícolas da Raízen

· Desafios e oportunidades

· Soluções tecnológicas e mudança de cultura

· Inovação no agronegócio

Armazenagem no agro: como implantar as melhores estratégias

Palestrante: Daniel Bastos Carreira, Diretor Divisão de Negócios Agro do Grupo Toniato

· Armazenagem;

· Rastreabilidade de insumos agrícolas;

· Controle de processos.


Além deles, Graco Farias, CEO e Fundador da Agrivale, e Daniel Mota, professor e vice-coordenador do curso de MBA de Gestão da Produção da Fundação Vanzolini, também confirmaram palestras e preparam seus temas.

O evento será transmitido pela plataforma Even3, que permite interação entre os participantes e fácil acesso ao conteúdo das palestras.

O Painel “A Logística do Agronegócio” tem o patrocínio do Grupo Toniato e da DataFrete, além do apoio da Abralog – Associação Brasileira de Logística, da ABOL – Associação Brasileira de Operadores Logísticos e da CNT – Confederação Nacional do Transporte.

Mais informações: https://evento.feiravirtualdelogistica.com.br/agro/.

Serviço
Painel Logweb: A Logística do Agronegócio
Data: 4 e 5 de maio de 2022, das 9h às 13h
Local: Virtual
Valor: Gratuita
Inscrições e mais informações: https://evento.feiravirtualdelogistica.com.br/agro/
Realização: ILOG – Instituto Logweb de Logística e Supply Chain


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto