Logo
Imprimir esta página

Parasitas tiram o sono (e o lucro) dos pecuaristas, mas a ciência garante eficiência do manejo

Por Humberto Moura, médico veterinário e gerente de produtos de animais de produção da Vetoquinol Saúde Animal.

A pecuária brasileira, com seus mais de 215 milhões de bovinos, é uma atividade complexa. Mais do que a boa genética, importante para ter um rebanho voltado para a produção de carne de qualidade, e o correto manejo nutricional, para o necessário desenvolvimento zootécnico, o combate aos parasitas tem sido cada vez mais essencial para a garantia da saúde e do bem-estar dos animais e a consequente redução de prejuízos econômicos.

O clima brasileiro, predominantemente quente e úmido, mesmo nos períodos de temperaturas mais amenas, é ideal para a disseminação dos parasitas. Carrapatos, vermes e mosca-dos-chifres destacam-se entre os inimigos da produtividade que tiram o sono dos criadores.

Os endoparasitas (internos) e os ectoparasitas (externos) impedem o desenvolvimento pleno do gado, que não consegue demonstrar todo o seu potencial de desenvolvimento. Além de causarem problemas de saúde muitas vezes graves, com sintomas que afetam a qualidade de vida, os parasitas podem ser disseminados facilmente pela fazenda.

Por isso, é essencial o eficaz controle dos parasitas. Para começar, recomendo a manutenção da higiene em todos os ambientes da propriedade. Qualquer vacilo pode colocar em risco o bom trabalho realizado ao longo do ano pelos criadores. Protocolos sanitários adequados, com eficácia comprovada e cientificamente testados, representam o segredo do manejo de sucesso.

Assim, há redução nos manejos – o que também significa racionalização de mão-de-obra e de custos, o que agrega para a da produtividade (e da rentabilidade).

Presente no Brasil há uma década a Vetoquinol Saúde Animal – uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo –, desenvolveu, testou e comprova a eficácia de Bullmax Premium, solução injetável composta por eprinomectina (4,8%) e fluazuron (10%), que tem apresentado alta performance nas fazendas de todo o país.

Essa solução moderna e eficaz ajuda a combater os parasitas internos e externos que sugam o lucro dos produtores na fase de recria. Essa associação de princípios ativos proporciona efeitos sinérgicos e ação sistêmica, atendendo às necessidades dos pecuaristas com tripla proteção efetiva – contra vermes, carrapatos e mosca-dos-chifres.

Escolher o tratamento ideal é o segredo dos pecuaristas de sucesso. Tenho orgulho de fazer parte de uma organização que ajuda a alavancar os bons resultados da pecuária nacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto