Logo
Imprimir esta página

Adubação multinutrientes eleva resistência das plantas a estresses ambientais

Pesquisa aponta que fertilização mineral é decisiva para alta produtividade em condições climáticas adversas

Quebra de safras e impactos na rentabilidade do campo têm sido cada vez mais recorrentes. As causas são atribuídas ao clima: temperaturas muito elevadas e falta de água ou excesso de chuvas são as principais causadoras de desequilíbrios no metabolismo dos vegetais. Essa desarmonia impacta o crescimento natural, gera estresses nas plantas, diminui a capacidade adaptativa, afeta o desenvolvimento das lavouras e reduz a produtividade.

“O crescimento vegetal e a produtividade dependem, também, de condições nutricionais adequadas. A combinação de estresses ambientais com baixa fertilidade dos solos é a principal responsável por severas perdas nas produções agrícolas”, explica Fernando Hansel, agrônomo sênior da Mosaic Fertilizantes. Como não há como controlar diretamente o clima, os produtores rurais devem investir na fertilidade dos solos com soluções e manejos eficientes, pois assim as plantas criam mecanismos para tolerar ou se adaptar aos estresses.

Por cerca de dois anos e um total de quatro safras, uma equipe de pesquisadores testou o adubo Performa Ultra, da linha de alta performance da Mosaic Fertilizantes, que une os produtos de performance Aspire e K-Mag, para verificar sua eficiência em diferentes condições climáticas. O estudo utilizou o avançado método de medição térmica das folhas, qualificando ainda mais os resultados. “Imagens térmicas das folhas podem ser utilizadas para identificar plantas sob estresse hídrico e térmico. Observamos que, como resposta às adversidades, ocorrem danos nas células, que levam à redução do vigor vegetal, gastos energéticos para adaptação da planta ao estresse ou recuperação, e consequentemente perdas de produtividade”, explica o engenheiro agrônomo André Zabini, Diretor da Agros & Agronômico S.A.

Os resultados apontam que as lavouras que receberam adubação balanceada multinutrientes registraram temperaturas foliares menores do que as que foram tratadas somente com macronutrientes (NPK). “Constatamos, através de análises de correlação, que as folhas com menores temperaturas estavam associadas a maiores produtividades, indicando maior tolerância das plantas ao estresse ambiental”, completa Zabini. “A nutrição mineral das plantas afeta, de forma decisiva, a habilidade de adaptação em condições ambientais adversas. Quando realizada com multinutrientes e em quantidades balanceadas, proporciona lavouras mais vigorosas e produtivas”, afirma.

Para ter ganhos como os identificados na pesquisa, é preciso garantir lavouras bem nutridas desde a semeadura e todo o sistema produtivo agrícola deve ser composto por ciclos: o produtor deve preparar a área antes de realizar o plantio, fazendo manejo adequado nas entressafras, independentemente do clima. “A genética das plantas responde apenas por 24% do desempenho. Outra fração importante é resposta da nutrição balanceada que as plantas recebem para se desenvolverem com saúde. Em média, o ciclo das culturas é composto pelo período de 110 a 130 dias e tudo o que ocorre nesse período é decisivo para perdas e ganhos. O grande segredo está no planejamento, preparo prévio da base e da nutrição realizada no solo”, afirma Hansel. “Sempre temos que considerar e entender as particularidades, mas isso é válido para todas as culturas. A boa nutrição e a tolerância ao estresse são sempre benéficas para o aumento da produtividade”, conclui Zabini.

Sobre a Mosaic Fertilizantes

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo. Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br. Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto