Logo
Imprimir esta página

Fungos podem causar perdas de até 50% da produção de café

SINDIVEG-Fungos-no-cafe-Wenderson-Araujo-CNA SINDIVEG-Fungos-no-cafe-Wenderson-Araujo-CNA

Quando o Brasil começou a plantar café, no início do século XIX, os agricultores não imaginavam que a bebida se tornaria essencial para a economia do território até então subordinado à realeza de Portugal. Mais de 200 anos depois, o país – agora uma República – contabiliza mais de 1,9 milhão de hectares de cafezais, sendo o maior produtor e exportador mundial. Porém, as mesmas condições que favoreceram o desenvolvimento da cultura também são ideais para a propagação de doenças que podem comprometer a produção de café no país.

"Os fungos se disseminam com maior facilidade em ambientes quentes e úmidos, características da maior parte do território brasileiro durante a maior parte do ano. E esse é um fator extremamente favorável ao surgimento de pragas e doenças que afetam a produtividade desta cultura. Afinal, algumas doenças fúngicas podem provocar redução de até 50% da produção de café", alerta Eliane Kay, diretora executiva do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg). “E isso é ainda mais impactante considerando que os levantamentos mais recentes indicam um crescimento da produção, que pode chegar a 61 milhões de sacas em 2022, 1,5 milhão a mais que no ano anterior.”

Os problemas são vários, incluindo a ferrugem do cafeeiro, doença causada pelo fungo Hemileia vastatrix, uma das doenças mais prejudiciais à cultura. Há também a mancha de phoma chamada de "seca dos ponteiros" e causada pelo Phoma costaricensis –, responsável por prejuízos de até 40% da produção. Igualmente importante é o "olho pardo" (ou cercosporiose), doença causada pelo fungo Cercospora coffeicola, que também reduz consideravelmente a qualidade dos grãos colhidos.

"Ao considerarmos as estatísticas oficiais mais recentes, a ocorrência de um surto descontrolado de ferrugem poderia causar perdas superiores a 1,8 milhão de toneladas anuais, o que representaria prejuízo financeiro de R$ 13,6 bilhões aos produtores. Mas não é só isso, afinal, a redução da oferta do grão ocasionaria elevação do preço do café e de seus derivados para a população em geral", analisa Eliane, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para evitar que os fungos – e outras pragas agrícolas – prejudiquem o “café nosso de cada dia”, a solução é recorrer à ciência. A indústria de defesa vegetal investe em pesquisas e desenvolve soluções modernas e eficazes para o controle de doenças do café. "Após longo trabalho científico, a indústria submete seus produtos fitossanitários a um rigoroso processo de testes e aprovações por órgãos técnicos e governamentais, antes de comercializá-los, o que garante o controle dos inimigos da produção, bem como a segurança desses insumos para a saúde humana e para o meio ambiente", finaliza a diretora do Sindiveg.

Atualmente, 98,6% da produção brasileira de café estão concentrados em seis estados: Minas Gerais (2,1 milhões de toneladas), Espírito Santo (790 mil t), São Paulo (344,7 mil t), Bahia (244,3 mil t), Rondônia (144,4 mil t) e Paraná (60,2 mil t). O percentual restante (1,4%), equivalente a cerca de 52 mil toneladas, está distribuído em 11 estados – Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Acre, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará e Paraíba –, além do Distrito Federal.

Sobre o Sindiveg

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) representa a indústria de produtos para defesa vegetal no Brasil há mais de 80 anos. Reúne 26 associadas, distribuídas pelos diversos Estados do País, o que representa aproximadamente 40% do setor. Com o objetivo de defender, proteger e fomentar o setor, o Sindiveg atua junto aos órgãos governamentais e entidades de classe da indústria e do agronegócio pelo benefício da cadeia nacional de produção de alimentos e matérias-primas. Entre suas principais atribuições estão as relações institucionais, com foco em um marco regulatório previsível, transparente e baseado em ciência, e a representação legitima do setor com base em dados econômicos e informações estatísticas. A entidade também atua fortemente para promover o uso correto e seguro, levando conhecimento e educação aos produtores e respeitando meio ambiente, leis e normas. Para mais informações, acesse www.sindiveg.org.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto