Logo
Imprimir esta página

Fertilizante: o vilão que se transformou em herói da pátria

Valter Casarin, Coordenador Científico da NPV

Em meio a toda a turbulência gerada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia foi revelado o quanto a agricultura brasileira depende do uso de fertilizantes e, sobretudo, o quanto o fertilizante é um insumo fundamental para a produção de alimentos. Com isso, o tema fertilizante tornou-se protagonista na mídia, bem como é tema em várias lives. O fertilizante sempre foi, equivocadamente, considerado um produto tóxico, muitas vezes confundido com os agrotóxicos, e toma, agora, sua real posição de fornecer nutrientes para as plantas, ou seja, o alimento das plantas.

O Brasil é um país com vocação agrícola, onde o setor tem constantemente batido recordes de produção. Vale lembrar que o Brasil está entre os maiores produtores mundiais de soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, café, laranja, arroz, cacau, entre outras culturas. Além disso, possui o maior rebanho bovino do mundo e é o maior exportador desta carne. Também não podemos esquecer que nosso país é um dos líderes mundiais de produção de carne de frango e de suínos. Aqui, precisamos lembrar que o fertilizante é um dos principais insumos a contribuir com o sucesso agrícola brasileiro.

Nossa nação se tornou uma grande potência agrícola mundial utilizando uma área de aproximadamente 8% de seu território. Com essa pequena parcela, a produção agrícola brasileira é responsável por alimentar o equivalente a 800 milhões de pessoas. Em outras palavras, podemos afirmar que o Brasil é seguramente o “celeiro do planeta”, contribuindo de forma significativa pela segurança alimentar de uma população mundial crescente. É dessa forma que o fertilizante se tornou a principal inovação que mais salvou vidas na história da humanidade.

A realidade é que, ao mesmo tempo que nossa agricultura é pujante, ela é dependente do uso de fertilizantes. Em função das características dos nossos solos, naturalmente pobres em nutrientes, a aplicação de fertilizantes por meio da adubação é uma necessidade imprescindível. Atualmente, o Brasil importa 85% do seu consumo de fertilizantes, principalmente dos nitrogenados, fosfatados e potássicos, os quais fornecem, respectivamente, o nitrogênio, o fósforo e o potássio. Destes nutrientes, o potássio é aquele com maior dependência de importação, representando uma importação superior a 90% do seu consumo. Dados recentes mostram que, em relação à produção mundial de potássio, nosso país produz 0,8%, mas consome aproximadamente 15% da produção mundial.

Analisando a importância dos fertilizantes em âmbito mundial, verifica-se que a aplicação de nitrogênio, fósforo e outros nutrientes usados para promover o crescimento de plantas e animais trouxe enormes benefícios para a produção de energia e, sobretudo, para a alimentação da população mundial. Estimativas mostram que os fertilizantes ajudam metade dos 7 bilhões de seres humanos a se alimentar e a garantir a segurança alimentar no século XXI.

A realidade desta crise atual mostra a dependência da agricultura tradicional aos fertilizantes minerais, os quais são diretamente responsáveis pelo aumento dos rendimentos das culturas agrícolas. Neste momento são lançadas alternativas de substituição, particularmente os fertilizantes orgânicos, mas no curto prazo, dificilmente é possível substituir os fertilizantes minerais por orgânicos, principalmente pelos menores teores do fertilizante orgânico e a eficiência não é satisfatória.

Por outro lado, o Brasil procura aumentar a produção de fertilizantes e reduzir a dependência de importações. Com a implantação do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), o objetivo é, até 2050, reduzir a importação dos atuais 85% para 45%. O PNF introduziu novas regras tributárias para os fertilizantes ao mesmo tempo em que busca ajudar as empresas privadas a aumentar a capacidade de produção. Ele foi elaborado para reforçar a competitividade da produção e a distribuição de fertilizantes no Brasil de forma sustentável.

A guerra entre Rússia e Ucrânia trouxe uma grande crise no setor de fertilizantes, o que gerou grande insegurança para os produtores agrícolas perante o risco de escassez de fertilizantes. A redução no uso de fertilizantes significa menores rendimentos e, portanto, menor volume de produção. Da mesma forma, interfere na qualidade nutricional dos alimentos. Paralelo aos acontecimentos e a crise, a população pode conhecer a importância que os fertilizantes representam para a produção de seu alimento, ou seja, do seu café da manhã até a sua janta, o fertilizante tem sua participação e responsabilidade.

Sobre a NPV

A NPV - Nutrientes para a Vida - nasceu com objetivo de melhorar a percepção da população urbana em relação às funções e os benefícios dos fertilizantes para a saúde humana. Braço da fundação norte-americana NFL – Nutrients For Life - no Brasil, a NPV trabalha baseada em informações científicas. O uso de fertilizantes de forma responsável e correta é o caminho para oferecer à sociedade oportunidade para maior segurança alimentar e qualidade nutricional dos alimentos e, sobretudo, produzindo de forma sustentável e com total respeito ao ambiente. Nutrir o solo, através dos fertilizantes, é a forma mais sensata de produzir alimentos em quantidade e qualidade para as pessoas, além de valorizar a preservação de nossas florestas.

A missão da NPV é esclarecer e informar a sociedade brasileira, com base em estudos científicos, sobre a importância e os benefícios dos fertilizantes na produção e qualidade dos alimentos, bem como sobre sua utilização adequada.

A NPV tem sua sede no Brasil, é mantida pela ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos) e operada pela Biomarketing. A iniciativa conta ainda com parceiros como: Esalq/USP, IAC, UFMT, UFLA e UFPR.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto