Logo
Imprimir esta página

Prodap apresenta soluções para aumentar a produtividade com Integração Lavoura-Pecuária

O sistema implantando na Fazenda Ana Terra, próximo a Luís Eduardo Magalhães (BA), contribuiu para o incremento da renda com a produção de soja e do gado

A Prodap promoveu este mês o Dia de Campo sobre Integração Lavoura Pecuária (ILP) com o uso da Cria 4.0 na Fazenda Ana Terra, próximo a Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. Em parceria com o Grupo Stracci, foram apresentadas as estratégias usadas para aumentar a produtividade da fazenda por meio do sistema. As técnicas de gestão da propriedade foram compartilhadas com pecuaristas e agricultores da região e de outros estados que compareceram ao evento.

A Fazenda Ana Terra tem 3.500 ha, parte da área é destinada aos cultivos de soja e de milho. No último ano, a produção de soja foi de 76 sacas por ha. Para a próxima colheita, a expectativa é atingir 80 sacas por ha. Com a Integração Lavoura Pecuária, a produtividade média aumentou aproximadamente oito sacas por ha.

Em razão das mudanças climáticas na região, não é possível inserir uma nova cultura após o plantio da soja para a safrinha. Como alternativa, a fazenda cultiva capim no sistema de ILP para alimentação do gado. “As arrobas produzidas são equivalentes a cada ha de soja. A Integração Lavoura Pecuária proporciona quase o dobro do resultado da soja em uma mesma área”, explicou o gerente de negócios da Prodap, Igor Bianco.

Segundo Amauri Stracci, proprietário da fazenda, a decisão de introduzir a pecuária no local surgiu há pouco mais de cinco anos por incentivo de um amigo. A ILP diversifica a produção, como estratégia para maximizar o uso dos recursos naturais, ao aliar o aumento da produtividade com a conservação ambiental.

“Achei interessante a repercussão dos convidados em relação ao sistema que uso na fazenda. Fui questionado sobre a razão de investir na pecuária e a resposta é simples, o sistema é sustentável e vem ao encontro do que espero em termos de produtividade. Sigo em parceria com a Prodap. A pecuária hoje faz parte da minha vida e da cultura do Grupo Stracci”, afirmou Amauri.

Sobre a Cria 4.0

Conforme o gerente de negócios da Prodap, o foco do projeto de Cria 4.0 é gerar resultado e produzir carne de qualidade. Em um sistema de cria intensiva são adquiridas bezerras meio-sangue Angus com sete arrobas. Quando atingem nove arrobas, elas são submetidas a três Inseminações Artificiais em Tempo Fixo (IATF) para elevar a eficiência reprodutiva do rebanho. Após a realização do procedimento, as novilhas vazias, ou seja, que não emprenham, são vendidas com peso médio de 15 arrobas a pasto.

De acordo com Igor Bianco, neste sistema, a vaca só tem uma cria ao longo da vida e permanece cerca de 16 meses na fazenda. Durante esse tempo, o animal entra com sete arrobas, pari um bezerro e depois é abatido com 20 arrobas no sistema a pasto.

“Considerando a área disponível para a Integração Lavoura Pecuária, a produtividade é de 39 arrobas por ha, o que gera um lucro aproximado de R$ 4.800 por ha. Quando dividimos o resultado pela área fixa de pasto, que corresponde a 8%, essa produção chega a 123 arrobas por ha com lucro líquido de R$ 17.100 por ha”, aponta Bianco.

O modelo tem trazido ganhos de produtividade na Fazenda Ana Terra, em direção oposta de outros produtores. Amauri Stracci cede cada vez mais espaço para a pecuária em sua propriedade, como consequência alcança resultados significativos.

Sobre a Prodap

A Prodap é uma parceira para o desenvolvimento e inovação no campo. Com sede em Belo Horizonte (MG), a Prodap atua no agronegócio há mais de 40 anos e impulsiona a produtividade por meio de uma solução única na pecuária: a combinação de nutrição feita sob medida, consultoria e tecnologia. O resultado de tudo isso são negócios cada vez mais sustentáveis, criação de oportunidades para investidores, comunidades e o fortalecimento de um setor essencial para o País: a agropecuária.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto