Logo
Imprimir esta página

Imunocastração de bovinos: benefícios para o animal, o produtor e o consumidor

Entenda como a tecnologia pode ser benéfica para toda a cadeia, do campo à mesa

Com um mercado em ascensão e um consumidor mais exigente quanto à qualidade e à origem do produto, ganha espaço quem oferece uma carne que apresenta maior qualidade e garantia de origem, fruto de um trabalho responsável. “Uma carne de qualidade superior é resultado de uma série de fatores, que passam pela genética, pela nutrição do animal, por sua idade e sexo, pelo seu comportamento e pelo manejo dispensado a ele na fazenda. Todos esses aspectos afetarão diretamente a qualidade da carne – cor, suculência, maciez, sabor e odor”, explica o médico-veterinário Everton Carvalho, Gerente Técnico de Bovinos da Zoetis.

Ainda de acordo com a especialista, a produção de carcaças de qualidade, provenientes de animais jovens e com excelente acabamento, é uma oportunidade de agregar valor ao bovino e de incrementar lucratividade na terminação “A carne classificada como goumert é um nicho, que cresce 20% ao ano e ocupa uma fatia de aproximadamente 3% do mercado de carnes no Brasil”, diz. Como uma das ferramentas importantes para a melhoria da qualidade da carne, a castração permite que haja maior deposição de gordura e, portanto, uma maior proteção da carcaça no processo de resfriamento.

O manejo do rebanho com respeito ao bem-estar dos animais também é um fator fundamental nesse processo. No dia-dia da fazenda é importante evitar que os animais se machuquem, tenham lesões, e que a aplicação dos medicamentos seja feita corretamente. “A castração imunológica corrobora com esse fundamento, pois deixam os animais mais calmos, fáceis de manejar, e além de tudo reduz o estresse e produz uma carne de melhor qualidade”, diz o especialista.

Há dez anos no mercado, o produtor tem à disposição um recurso que, além de estar de acordo com as boas práticas de manejo e o bem-estar animal, traz vantagens ao pecuarista – a imunocastração com Bopriva. “É uma tecnologia que traz bem-estar aos animais, evita perdas de desempenho pós-castração, como acontece com os métodos tradicionais, e reduz o tempo necessário para que o animal atinja o grau de acabamento de carcaça ideal para o abate”, reforça Debora Fujimura, Gerente de Marketing de Bovinos da Zoetis.

Por que optar pela imunocastração?

Além dos benefícios mencionados, a imunocastração de bovinos machos reduz as brigas por hierarquia dos grupos e, portanto, de lesões e problemas de casco, reduzindo riscos de acidentes de trabalho na fazenda. Com a ferramenta, o produtor não lida com problemas como hemorragia, bicheiras e infecções, e não há risco de morte de animais por complicações pós-cirúrgicas. Na fazenda, os animais tornam-se mais calmos, facilitando assim, o manejo do rebanho.

Como favorece carcaças com melhor acabamento e pH, o método reduz ainda a chance de produção de carne escura, dura e seca, que além de ser visualmente recusada pelos consumidores pela coloração, tem seu tempo de prateleira reduzido. “A tecnologia é segura, eficaz e permite ao pecuarista obter carcaças com melhor valor agregado”, finaliza Debora.

Sobre a Zoetis

Como empresa líder mundial em saúde animal, a Zoetis é movida por um propósito singular: fortalecer o mundo e a humanidade por meio da promoção do cuidado com os animais. Depois de quase 70 anos trazendo inovações na maneira de prever, prevenir, detectar e tratar doenças em animais, a Zoetis continua a apoiar aqueles que criam e cuidam de animais em todo o mundo – de pecuaristas a veterinários e tutores de animais de estimação. Todo o seu portfólio de medicamentos, vacinas, diagnósticos e tecnologias terapêuticas, e aproximadamente 11.300 funcionários fazem a diferença em mais de 100 países.

Em 2021, a Zoetis obteve um faturamento de US$ 7,8 bilhões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto