Logo
Imprimir esta página

Casas da Agricultura: Após diálogo com APAER, novo decreto mantém unidades

APAER reitera a necessidade de novas contratações por concurso público e critica o reajuste de 10% oferecido pelo Estado

As 645 Casas da Agricultura, que prestam serviço aos produtores de São Paulo, vão permanecer abertas, segundo um novo decreto publicado no sábado (26) pelo Governo do Estado. O anúncio ocorre após reunião do secretário Itamar Borges (MDB) com lideranças da Associação Paulista de Extensão Rural (APAER) e da Associação dos Pesquisadores do Estado de São Paulo (APqC), na qual Borges já havia confirmado que manteria todas as unidades, ligadas à Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

No fim do ano passado, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) publicou um decreto de reestruturação da pasta que gerou dúvidas e deixou produtores apreensivos. O texto dizia que cerca de 345 Casas da Agricultura seriam "consideradas como unidades administrativas, não lhes correspondendo, porém, qualquer nível hierárquico".

"Durante reunião com a APAER, o secretário disse que o trecho do decreto havia sido mal interpretado e que não fecharia as Casas da Agricultura, o que, agora, fica mais evidente com esta nova publicação", destaca Antônio Marchiori, presidente da APAER.

Apesar de deixar explícito que manterá todas as Casas da Agricultura, o novo decreto prevê que a distribuição das unidades pelo Estado vai ser definida por portaria do Coordenador da CATI.

"Hoje, no Estado, já há várias unidades da Casa da Agricultura que só existem no papel, além de locais que tiveram seus prédios cedidos para Prefeituras, o que compromete a assistência técnica e extensão rural paras pequenas propriedades, principalmente da agricultura familiar", afirma Marchiori. "É preciso um olhar de vigilância para que a extensão rural pública e gratuita para mais de 300 mil agricultores não desapareça na prática, mesmo estando presente no papel e nos discursos".

Segundo a entidade, a SAA trabalha atualmente com uma quantidade de servidores muito abaixo do que a estrutura operacional necessita para garantir qualidade no serviço.

“Extensão Rural de qualidade se faz com gente e a reposição do quadro de servidores com profissionais concursados é essencial para que isso aconteça de fato”, argumenta Marchiori, que solicitou a contratação de novos servidores concursados em ofício à SAA, na última semana.

O documento também questiona o reajuste salarial proposto pelo Governo de São Paulo, de 10%. Segundo a APAER, as perdas acumuladas ao longo dos últimos dez anos sem reajuste superam a casa dos 70%, segundo estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômicos (DIEESE) para a Associação dos Funcionários da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (AFITESP). O índice da inflação no período de 2011 a 2021 foi de 81,64%. A entidade considera "inexplicável o reajuste" ser a metade do que vai ser concedido para a saúde e a segurança pública.

"Isso demonstra que o Governo de São Paulo ainda não reconhece a importância estratégica da Secretaria da Agricultura para a segurança alimentar da população paulista, especialmente para as pessoas de baixa renda", pondera.

Cidades com Regionais

Andradina, Araçatuba, Araraquara, Assis, Avaré, Barretos, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Catanduva, Dracena, Fernandópolis, Franca, General Salgado, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapeva, Jaboticabal, Jales, Jaú, Limeira, Lins, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Orlândia, Ourinhos, Pindamonhangaba, Piracicaba, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba, Tupã e Votuporanga


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto