Logo
Imprimir esta página

As referências políticas em Fazenda dos animais

Publicado em agosto de 1945, o lançamento da Tordesilhas Livros de janeiro, Fazenda dos animais, é considerado a alegoria mais famosa do século XX. Ainda que tenha sido lançada há mais de 75 anos, é curioso observar que a obra poderia ter sido escrita até mesmo nos dias de hoje, já que seus personagens permanecem tão atuais.

É irônico também que George Orwell seja tão citado e lido por militantes de direita e extrema-direita, já que o autor era declaradamente socialista democrático. A grande questão é que, durante a Guerra Fria, Fazenda dos animais foi utilizada como propaganda ideológica anticomunista.

É um fato que a obra é uma crítica ácida ao sistema político implantado na União Soviética após a Revolução Russa. Mas, muito longe de ser uma cartilha antiesquerdista, o texto revela a genialidade do autor em conseguir referenciar personalidades e fatores políticos nos animais da Fazenda Palacete, o que o torna atemporal.

Fazenda dos animais

Em uma leitura mais despretensiosa, a fábula pode parecer apenas uma narrativa satírica que acompanha a revolta dos animais de uma fazenda contra as explorações e a tirania dos humanos, mas gradativamente, veem a implantação e consolidação de um sistema muito diferente do que era imaginado.

A verdade é que cada figura da obra possui um equivalente histórico. Abaixo, listamos alguns dos personagens e os referenciais que cada um representa. Depois que os paralelos forem estabelecidos, é impossível ler Fazenda dos animais com um olhar menos atento e não se chocar com as características que poderiam descrever figuras tão atuais.

Confira:

Major – Karl Marx ou Lenin

Toda a revolta se inicia quando o velho porco Major convoca os animais da Fazenda Palacente e conta sobre seu sonho de criar uma granja governada por animais. A maioria relaciona a figura dele com Marx, mas alguns também fazem um paralelo com Lenin, um dos líderes da Revolução Russa.

Bola-de-neve – Leon Trótski

Um dos porcos líderes da revolta dos bichos. Considerado um herói de batalha, ele defendia a ideia que revolução deveria se espalhar para outras propriedades. O personagem é o correspondente histórico de Leon Trótski, líder bolchevique, rival de Stalin, que foi exilado e se refugiou no México, onde foi assassinado.

Napoleão – Josef Stalin

Um dos porcos líderes da revolução, após a morte de Major, ele arquiteta um golpe contra Bola-de-neve. Gradativamente, vai se tornando despótico e adotando atitudes humanas. Sua figura representa Josef Stalin, líder da União Soviética.

Sr. Jones – Czar Nicolau II

Tirano, o dono da Fazenda Palacete explora os animais que vivem em péssimas condições, passando fome e com altas cargas de trabalho. Seu equivalente histórico é o Czar Nicolau II, líder da família imperial russa que foi assassinada após a tomada de poder dos bolcheviques durante a Revolução Russa.

Garganta – A propaganda

Carismático e bom de lábia, o porco é o porta-voz do líder Napoleão. Sempre justifica os privilégios e os desmandos despóticos dos porcos. Esse personagem representa o poder da propaganda soviética utilizada para conter a insatisfação e divulgar os avanços do governo para a população.

As ovelhas – As massas alienadas

Limitadas intelectualmente e facilmente influenciáveis, a qualquer crítica ao governo de Napoleão, elas começam a balir “Quatro pernas bom, duas pernas ruim!”. Elas personificam a população russa menos instruída que acreditava nas propagandas do Governos Stalinista e não aceitavam que seu líder fosse criticado, defendendo-o com unhas e dentes.

Os cachorros – A KGB

Os nove filhotes foram separados da mãe ainda pequenos e foram criados sob a tutela de Napoleão. Ao crescerem, tornaram-se sua feroz guarda particular. Esses animais representam a KGB, a polícia secreta de Stalin, utilizada para perseguir seus opositores.

Sobre a obra: Quando o sr. Jones, da Fazenda Palacete, sofre um golpe articulado pelos animais e é expulso de suas terras, o futuro pós-rebelião parece promissor e igualitário para porcos, cachorros, cavalos, ovelhas, vacas e galinhas. Mas os porcos Napoleão e Bola de Neve estão dispostos a aproveitar o vácuo de poder e assumir a liderança da fazenda. Aos poucos, a briga pelo controle começa a levantar a questão: o que, afinal, diferencia animais de humanos?

Sobre a Tordesilhas Livros:

Dedicada à literatura, a Tordesilhas se compromete com a diversidade ao revisitar com originalidade autores consagrados, revelar obras de tradições pouco conhecidas, descobrir o novo em passados remotos e selecionar na criação de hoje o que está fadado à perenidade. Ao mesmo tempo, persegue o apuro na produção dos livros, nossa marca registrada. Com edição rigorosa, tradutores renomados e design gráfico elegante e funcional, buscamos tornar a leitura uma experiência única.

Através de cuidadosa curadoria editorial, a Tordesilhas explora o melhor de cada um dos livros publicados, sempre em busca de talentos que possam dialogar com um público amplo sem perder a qualidade narrativa. Além dos clássicos, revisitados com criatividade, publicamos romances, biografias, contos, memórias, teatros e livros de fotografia. Também estão no radar da Tordesilhas escritores nacionais e internacionais que investiguem temas contemporâneos, capazes de nos ajudar a compreender mutações aceleradas do século XXI.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto