Logo
Imprimir esta página

Colmeia Viva faz treinamento sobre boas práticas entre agricultura e apicultura para fiscais e técnicos, no Paraná

Crédito: Marian Anbu/Pixabay Crédito: Marian Anbu/Pixabay

As boas práticas entre a apicultura e a agricultura foram temas de duas aulas realizadas pelo programa Colmeia Viva, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), nos dias 8 e 9 de fevereiro, em Maringá (PR). Estiveram presentes mais de 70 pessoas entre fiscais e técnicos. O treinamento foi ministrado pelo apicultor e doutor em zootecnia Heber Luiz Pereira.

O curso foi feito em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) do Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Além de gerar conhecimento às equipes das instituições, o objetivo foi fortalecer a importância da formalização dos apicultores locais, além de instruir sobre os pontos a serem averiguados em caso de mortalidade de abelhas envolvendo a relação entre agricultura e apicultura.

Para Pereira, a formalização da apicultura ajuda os agricultores a identificarem locais com presença de abelhas, evitando aplicações que possam ser, mesmo minimamente, prejudiciais a elas. "A profissionalização dos apicultores é muito importante. E uma dessas vantagens é a melhor relação com a agricultura. O trabalho mais organizado e com gestão não está relacionado ao porte da atividade, ou a ser um grande apicultor, mas a praticar os compromissos e as boas práticas".

O bom convívio entre apiários e áreas agrícolas é muito importante, visto que as atividades se complementam, explica Daniel Espanholeto, coordenador do Colmeia Viva e especialista do Sindiveg para o uso correto e seguro de defensivos agrícolas. "A apicultura é essencial para a produção de alimentos. Sem a polinização realizada pelas abelhas, a produção de culturas dependentes poderia sofrer perdas de 40% a 100%. São os casos da maçã e maracujá.”

Em relação à metodologia de atendimento técnico para ocorrências de mortalidade de abelhas por possível contaminação de defensivos agrícolas Daniel Espanholeto destaca a importância de uma minuciosa investigação envolvendo as práticas agrícolas nas redondezas do apiário, abrangendo as culturas e sua dependência e as práticas adotadas pelos apicultores, principalmente em relação à produção de alimentos, limpeza e manejo das caixas para transporte e a própria comunicação entre os produtores.

O engenheiro agrônomo João Miguel Toledo Tosato, fiscal da Adapar, salienta a importância do programa realizado pelo Sindiveg. "É perfeitamente possível a convivência entre as atividades. Para isso, tanto apicultura quanto a agricultura devem ser realizadas por meio de boas práticas, respeitando e cuidando para não prejudicar a produção do vizinho. Nesse sentido, os profissionais do Colmeia Viva são grandes aliados dos apicultores na aquisição do conhecimento."

Tosato alerta para os cuidados especiais que os agricultores devem ter com bicos utilizados na pulverização, bem como a pressão da aplicação, para que não haja a chamada deriva dos produtos para propriedades vizinhas. "É de extrema importância que os profissionais de agronomia não recomendem a aplicação de defensivos em momentos de floração, já que é o momento de visitação das abelhas." Nesse período, afirma, o ideal é indicar insumos menos tóxicos para as abelhas e redobrar a atenção para que as aplicações sejam seguras e eficazes.

Sobre o Sindiveg

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) representa a indústria de produtos para defesa vegetal no Brasil há mais de 80 anos. Reúne 26 associadas, distribuídas pelos diversos Estados do País, o que representa aproximadamente 40% do setor. Com o objetivo de defender, proteger e fomentar o setor, o Sindiveg atua junto aos órgãos governamentais e entidades de classe da indústria e do agronegócio pelo benefício da cadeia nacional de produção de alimentos e matérias-primas. Entre suas principais atribuições estão as relações institucionais, com foco em um marco regulatório previsível, transparente e baseado em ciência, e a representação legitima do setor com base em dados econômicos e informações estatísticas. A entidade também atua fortemente para promover o uso correto e seguro, levando conhecimento e educação aos produtores e respeitando meio ambiente, leis e normas. Para mais informações, acesse www.sindiveg.org.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto