Logo
Imprimir esta página

Ressincronização – por que os pecuaristas devem adotar a técnica

Além de poder ser usada para qualquer categoria animal, traz mais produtividade à propriedade e maior rentabilidade ao produtor

Uma técnica de reprodução bovina, que pode ser usada para qualquer categoria animal, vem mostrando bons resultados e permite até reduzir o tempo da estação de monta das fazendas – a ressincronização. Caracterizada pela aplicação da segunda ou mais IATFs (inseminação artificial em tempo fixo) em novilhas, vacas paridas ou solteiras, dentro da mesma estação de monta, ela traz maior produtividade à propriedade e maior rentabilidade ao produtor.

De acordo com dados do GERAR Corte (Grupo Especializado em Reprodução Aplicado ao Rebanho), a técnica garante 75% de prenhez em apenas 41 dias de estação de monta.

“São muitos os benefícios trazidos pela adoção dessa tecnologia, como maior número de vacas prenhes por IA (inseminação artificial) na estação de monta; otimização da mão de obra; redução de custo por prenhez e por bezerro nascido, concentração de nascimentos facilitando os manejos, e aceleração do melhoramento genético, além de poder emprenhar vacas em anestro pós-parto”, enumera o médico-veterinário Izaias Claro Jr., Gerente Técnico de Bovinos da Zoetis.

O especialista lembra ainda que, em alguns casos, a genética dos bezerros produzidos por IATF é superior à daqueles concebidos pelo método tradicional de monta natural. “A IATF nos permite selecionar as características que nos interessam e isso resulta diretamente em eficiência do sistema. Melhora a produtividade das fazendas de cria, convertendo-se em sucesso financeiro para o pecuarista”, diz o especialista.

Para Izaias, os pecuaristas e técnicos podem entender melhor o impacto financeiro da ressincronização fazendo simulações de diferentes cenários com o auxílio da GESTAR (Gestão da Estação Reprodutiva). “A ferramenta aponta os resultados do investimento nessa tecnologia e auxilia as pessoas em tomadas de decisão importantes”, explica.

“Abrir mão desse recurso na estação de monta é retardar a melhoria da eficiência na propriedade e, consequentemente, deixar de ganhar dinheiro com a cria”, conclui.

Sobre a Zoetis

Como empresa líder mundial em saúde animal, a Zoetis é movida por um propósito singular: fortalecer o mundo e a humanidade por meio da promoção do cuidado com os animais. Depois de quase 70 anos trazendo inovações na maneira de prever, prevenir, detectar e tratar doenças em animais, a Zoetis continua a apoiar aqueles que criam e cuidam de animais em todo o mundo – de pecuaristas a veterinários e tutores de animais de estimação. Todo o seu portfólio de medicamentos, vacinas, diagnósticos e tecnologias terapêuticas, e aproximadamente 11.300 funcionários fazem a diferença em mais de 100 países.

Em 2020, a Zoetis obteve um faturamento de US$ 6,7 bilhões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto