Logo
Imprimir esta página

Netafim e Instituto Matogrossense do Algodão registram aumento de produtividade e rentabilidade do algodão em Sapezal (MT) irrigado por gotejamento subterrâneo

Netafim e Instituto Matogrossense do Algodão registram aumento de produtividade e rentabilidade do algodão em Sapezal (MT) irrigado por gotejamento subterrâneo

Por João Silva, especialista agronômico da Netafim

O município de Sapezal, que fica no Estado do Mato Grosso, ocupa as primeiras colocações no ranking nacional quando o assunto é produção de algodão. O bom regime de precipitação na região, solo fértil e topografia plana são alguns fatores que possibilitam os altos índices de produtividade no sistema de produção de soja e algodão de segunda safra.

Mas, a questão é a seguinte: será que mesmo com tantas condições ideais estamos próximos do máximo potencial produtivo ou ainda temos espaço para evoluir através de ferramentas que tragam aumento de produtividade? Abaixo temos um histórico de dados de produtividade do município de Sapezal e o que se pode observar em uma análise de 20 anos é que, por mais que as condições sejam boas para o cultivo do algodão, a média de produtividade é relativamente baixa se compararmos com o cultivo irrigado. Enquanto no sequeiro a média gira em torno de 300 a 330 @/ha algodão em caroço, nas áreas irrigadas e fertirrigadas por gotejamento, é comum atingirmos produtividades médias acima de 450 @/ha.

Gráfico 01. Rendimento médio em kg/ha município de Sapezal – MT, 2004 a 2020. (IBGE)

Pensando nisso, a Netafim, em parceria com o Instituto Matogrossense do Algodão, implementou um projeto de gotejamento subterrâneo na unidade de Sapezal-MT, com o objetivo de potencializar o sistema de produção soja/algodão, e os resultados obtidos até então são muito expressivos, destacando a cultura do algodão com significativo aumento de produtividade.

Através do sistema, muitas vezes acionado somente para se fazer a fertirrigação devido às precipitações regulares durante o desenvolvimento do cultivo, incrementou-se em média 136@/ha de algodão em caroço ou 51,68@/ha de algodão em pluma (considerando um rendimento de 39%), o que corresponde em média aproximadamente R$ 10.000,00/ha de incremento de receita apenas com o algodão de segunda safra, comparando-se com o algodão em sequeiro.

Gráfico 02. Médias de produtividade do algodão no projeto de gotejamento subterrâneo na safra 2021 no IMA e médias de produtividade na condição de sequeiro na regional (Depto Agronômico Netafim e IMA)

Um dos grandes diferenciais do sistema de irrigação por gotejamento subterrâneo no algodão é a possibilidade de se realizar a nutrição de forma mais parcelada e proporcional de acordo com as fases da cultura. O sistema possibilita entrarmos com água e nutrição visando um melhor desenvolvimento e frutificação do ponteiro da planta, momento em que geralmente as chuvas são mais escassas e não há possibilidade de se realizar um complemento nutricional de maneira convencional. Além disso, a irrigação por gotejamento subterrâneo não molha os capulhos que já estão abertos no baixeiro da planta, prejudicando a qualidade do algodão. A soma desses fatores proporciona ao agricultor aumento de produtividade, rápido retorno do investimento e rentabilidade.

Sobre a Netafim

Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto