Logo
Imprimir esta página

Atendimento remoto auxilia produtores a agilizar colheita e plantio da safrinha

Com uma janela curta para o plantio da safrinha, de apenas 20 dias, concessionária disponibiliza assistência técnica à distância e reduz em 80% o tempo de máquina parada no campo

A produção total de grãos em Goiás deve aumentar 21,1% na safra 2021/2022, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os produtores que plantaram a soja precoce já estão colhendo os grãos e correndo contra o tempo para finalizar o plantio da safrinha, cujas previsões climáticas favoráveis encerram em 28 de janeiro. Para driblar os imprevistos, eles têm utilizado recursos como o de assistência técnica remota quando suas máquinas necessitam de reparo.

Na Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação, concessionária Case IH que atende parte de Goiás e Minas Gerais, a assistência técnica remota recebeu o triplo de chamados neste mês para solucionar problemas das máquinas e implementos. O serviço foi criado ano passado para otimizar os atendimentos. “Em 90% dos chamados, conseguimos resolver apenas com a orientação à distância, reduzindo o tempo de máquina parada”, explica o gerente de agricultura de precisão da concessionária, José Henrique Gross, responsável pela Central de Atendimento Pivot (CAP). Para atender o alto fluxo durante a colheita, o serviço entrou em regime de plantão, de domingo a domingo, das 7h às 19h.

Na Central, acessada através de chamada por Whatsapp, é possível ter o diagnóstico e solucionar problemas no maquinário, agendar manutenções periódicas, receber relatórios avançados de produtividade e monitoramento preventivo. Imagens de satélite; dispositivos como o módulo de telemetria onde conseguem captar as informações referentes ao consumo de combustível, produtividade, horas trabalhadas e códigos de erro; além de informações meteorológicas auxiliam a equipe no atendimento, que se torna ainda mais eficiente quando a máquina é monitorada por satélite. “Nessas situações, a gente percebe algum problema antes mesmo que o produtor e já entra em contato para a correção”, explica Henrique.

Sem desperdício de tempo

O produtor rural e prestador de serviço, Wagner Ribeiro Souza e Silva, tem uma propriedade no município de Indiara (GO), distante 99 km da capital, e se beneficiou dos serviços da Central. Quando foi iniciar a colheita, na segunda quinzena de janeiro, a colheitadeira não estava dando partida. “Liguei na CAP e tivemos uma orientação do técnico, resolvendo o problema no mesmo momento”, contou.

José Henrique Gross explica que, antes de o serviço começar a funcionar, em 2020, o produtor precisava aguardar o técnico ir até à propriedade rural para fazer o diagnóstico, buscar as peças e retornar para o conserto. “Agora, a presença do técnico somente é necessária em 10% das ocorrências, e ele já sai com o diagnóstico e as peças para resolver em uma só visita”, compara. Desde que foi implantado, a redução de tempo de máquina parada diminuiu 80%.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto