Logo
Imprimir esta página

Precarização da assistência aos agricultores paulistas preocupa a APAER

Entidade afirma que o quadro atual está reduzido à metade e sobrecarregado com demandas judiciais ambientais

A Associação Paulista de Extensão Rural (APAER) está preocupada "com a situação atual do serviço de extensão rural da Secretaria da Agricultura" do Estado de São Paulo (SAA). A afirmação foi feita em ofício ao secretário Itamar Borges.

A entidade afirma que há uma redução no número de servidores que prestam assistência aos agricultores, principalmente à agricultura familiar.

"Este cenário de decadência dos serviços de extensão rural de São Paulo vem de alguns anos, mas ficou especialmente agravado desde que as responsabilidades pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR) migraram da Secretaria de Meio Ambiente para pasta da Agricultura", afirma Antônio Marchiori, presidente da APAER.

Segundo a entidade, a falta de mão de obra tem deixado servidores expostos a punições judiciais, pois "as demandas ambientais precisam ser atendidas dentro do prazo estabelecido pelas autoridades judiciárias, sob pena de responsabilização pessoal do servidor público", diz trecho do ofício.

Este ambiente de insegurança jurídica na execução das funções tem levado, segundo a entidade, a um aumento significativo nos casos de transtornos de ansiedade e depressão entre os extensionistas.

Pelas contas da APAER, o quadro de funcionários do Estado na Agricultura foi reduzido à metade e, além dos transtornos psicológicos, os servidores estão "desmotivados" pela falta de projetos para a agricultura familiar, que é a missão maior da Cati, pela "decadente infraestrutura de trabalho e pela falta de reposição salarial há muitos anos", afirma Marchiori.

O quadro ficou pior, segundo a associação, no fim de dezembro, quando a SAA publicou um decreto reestruturando a secretaria, inchando a cúpula da máquina governamental e esvaziando a base de servidores que atendem o público diariamente.

"Apesar de o secretário negar o aumento de cargos em comissão, o decreto multiplica as coordenadorias e enfraquece ainda mais a ponta, necessária para o suporte aos agricultores familiares, que produzem 70% da comida que chega na mesa da população paulista", reitera Marchiori.

A atual condução da SAA, na visão da APAER, contraria até mesmo estudos recentes sobre o potencial da agropecuária paulista de gerar riqueza para o Estado. Para cada real investido em pesquisa e desenvolvimento, educação superior e extensão rural, R$ 12 retornam à economia, segundo estudo coordenado pelo economista Alexandre Chibebe Nicolella, pesquisador da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp/USP), com o participação de Paulo Cidade de Araújo, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). O levantamento foi publicado pela FAPESP.

No ofício, a APAER solicita uma audiência com Itamar Borges e apresenta duas principais reivindicações: preenchimento de vagas com aprovados em concurso público, para que a Cati possa dar conta das importantes novas responsabilidades com o CAR e reposição das perdas salariais, dado o congelamento dos salários há vários anos. O encontro entre a APAER e o secretário está marcado para quarta-feira (2).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto