Logo
Imprimir esta página

Pesquisa apresenta experiências de agroecologia na alimentação escolar

Foram analisados 13 arranjos de fornecimento de produtos da agricultura familiar agroecológica para o Programa Nacional de Alimentação Escolar, nas cinco regiões do país

O fornecimento de produtos da agricultura familiar agroecológica para a alimentação escolar é o tema do primeiro boletim do projeto ‘Comida de Verdade nas Escolas do Campo e da Cidade’, apresentado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e pelo Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN).

A publicação sintetiza a caracterização de 13 iniciativas acompanhadas pelo projeto, entre 2019 e 2021, por meio de uma pesquisa-ação sobre a inserção dos produtos da agricultura familiar e agroecológicos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Desde 2009, pelo menos 30% dos recursos destinados ao PNAE devem ser obrigatoriamente utilizados para compra de produtos da agricultura familiar, por estados e municípios.

Entre os resultados da inclusão de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar identificados até o momento estão a ampliação e a diversificação dos cardápios, envolvendo nutricionistas, merendeiras e toda a comunidade escolar. Além de informar sobre a execução das políticas públicas, as experiências têm evidenciado que o processo de alimentação vai do plantio até o prato, combinando dimensões culturais, ambientais, sociais, econômicas e nutricionais.

Previsto para fevereiro, o próximo boletim do projeto deverá aprofundar a análise dos resultados alcançados pelas iniciativas, apresentando também os desafios e restrições que famílias agricultoras enfrentam para fornecer alimentos regionais à alimentação escolar.

O que é a pesquisa-ação?

O projeto Comida de Verdade nas Escolas do Campo e da Cidade é uma iniciativa de pesquisa-ação sobre a inserção dos produtos da agricultura familiar e agroecológicos na alimentação escolar brasileira, um dos critérios de aquisição previstos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A pesquisa, coordenada pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e pelo Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), foi realizada entre 2019 e 2021 em parceria com diversas organizações e atores locais em nove municípios de todas as regiões do país.

A iniciativa tem como objetivo entender os desafios, os avanços e as inovações na implementação do PNAE, tanto na perspectiva das organizações da agricultura familiar quanto dos gestores públicos. A sistematização dos estudos de caso visa divulgar os resultados da pesquisa de forma a influenciar o desenvolvimento de outras experiências e incentivar posturas proativas da sociedade civil e da gestão pública em defesa da execução e do aprimoramento do PNAE.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto