Logo
Imprimir esta página

Pesquisa descobre substância em planta que pode tratar esquistossomose

Resultados do estudo foram publicados no renomado periódico britânico Phytotherapy Research

A pesquisadora Ana Carolina Mengarda, aluna de doutorado do Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas (NPDN) da Universidade Guarulhos (UNG), foi premiada em congresso de Medicina Laboratorial por identificar uma substância presente na planta Nectandra oppositifolia, com potencial para tratamento da esquistossomose, doença parasitária que afeta mais de 200 milhões de pessoas no mundo. A pesquisa foi desenvolvida sob coordenação do professor Dr. Josué de Moraes, um dos cientistas mais influentes do mundo no âmbito das Doenças Infecciosas e Parasitárias.

O professor Dr. Josué explica sobre a pesquisa premiada e a contribuição da UNG para o avanço científico e tecnológico. “O Brasil possui a maior biodiversidade do mundo e, frente a essa riqueza vegetal, é indispensável o esforço para descoberta de novas moléculas que possam contribuir para o desenvolvimento de novos medicamentos. Dentre esses, destaca-se a grande urgência de pesquisas voltadas aos casos de doenças parasitárias, responsáveis por mais de 10% das doenças mundiais e com limitado acesso aos medicamentos. Consideradas doenças negligenciadas, as doenças parasitárias afetam mais de um bilhão de pessoas no mundo, particularmente populações que vivem em situação de pobreza e vulnerabilidade. Nesse sentido, uma das linhas de pesquisa do NPDN-UNG tem como objetivo encontrar substâncias bioativas a partir de produtos naturais oriundos da flora brasileira”, destaca.

Fruto de um trabalho interdisciplinar que compreende isolamento, caracterização e ensaios biológicos, a pesquisa laureada mostrou que a planta N. oppositifolia, popularmente conhecida como canela-ferrugem ou canela amarela, possui uma substância (licarina A) que é capaz de matar o verme causador da esquistossomose. Positivamente, esse produto natural é encontrado em grandes quantidades na planta e não é tóxico para o hospedeiro. Em face a relevância deste estudo, os resultados foram recentemente publicados no renomado periódico britânico Phytotherapy Research.

A pesquisa também contou com a participação de outros estudantes da UNG, Maria Eduarda Cirino (graduanda em Biomedicina) e Marcos Paulo Silva (doutorando no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem), além da colaboração do prof. Dr. João Henrique Lago (Universidade Federal do ABC).

O NPDN da UNG vem se destacando no cenário científico mundial. O Núcleo dispõe de uma ampla e moderna infraestrutura e tem trabalhado em parceria com renomados pesquisadores nacionais e internacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto