Logo
Imprimir esta página

Netafim e Andros desenvolvem tecnologia prática, mais barata e que respeita normas ambientais para reforma de canaviais que utilizam sistemas de irrigação por gotejamento

Por Daniel Botelho Pedroso, especialista agronômico Netafim

Estima-se que no Brasil há 60.000 hectares irrigados por gotejamento subterrâneo em cana de açúcar. Casos reais mostram que com o uso dessa tecnologia os canaviais podem alcançar longevidade maior que 12 anos, sendo que o projeto mais antigo em operação no Brasil tem 23 cortes sem a necessidade de renovação.

No entanto, em um determinado momento haverá essa necessidade podendo ser motivado pela troca da variedade, queda da produtividade, dentre outros fatores. E quando essa hora chega, muitos produtores e Usinas têm dúvidas de como fazer a renovação com um sistema de irrigação localizada subterrâneo.

Primeiramente temos que frisar, que somente os tubos gotejadores serão retirados da área. Toda a malha hidráulica, motobombas, filtros, tanques de nutrirrigação, controladores permanecerão os mesmos.

Mas a grande pergunta é, como fazer a retirada desses tubos gotejadores? Há alguns anos, os fornecedores/usinas realizavam a morte química do canavial através de herbicidas e com o uso de subsoladores “erguiam” os tubos gotejadores que eram retirados manualmente. No entanto, esse processo é altamente oneroso, devido a mão de obra utilizada, e muitos pedaços de tubos gotejadores ainda ficavam no solo.

Com o objetivo de facilitar esse processo, reduzir a mão de obra e se adequar às novas exigências ambientais do mercado consumidor, a Netafim, em parceria com a empresa norte américa Andros, desenvolveu uma máquina que desenterra o tubo gotejador do solo e faz o processo de rebobinamento. Após esse rebobinamento os tubos gotejadores podem ser enviados para empresas especializadas em reciclagem.

Essa iniciativa demonstra o pioneirismo e preocupação da Netafim também no processo de renovação dos canaviais para que tudo aconteça de maneira prática, com menores custos e de acordo com as normas legislativas ambientais.

Sobre a Netafim

Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto