Logo
Imprimir esta página

Produtos para florescimento da Fertiláqua oferecem nutrientes específicos que potencializam a rentabilidade da soja

Produtos para florescimento da Fertiláqua oferecem nutrientes específicos que potencializam a rentabilidade da soja

Aporte nutricional, redução de estresse e ação hormonal são os principais benefícios

Quando chega a etapa de florescimento da cultura de soja, o produtor observa os resultados do manejo bem planejado e executado até esta fase. Aqui, a qualidade do solo, o cuidado na escolha da semente, o manejo nutricional e a garantia de que a planta veio para o estado vegetativo com baixo nível de estresse, interferem totalmente. É neste estágio que a planta se prepara para reproduzir e, para isso, emite flores que são percebidas na estrutura vegetativa da planta e que, posteriormente, darão origem às vagens.

Como o objetivo é deixar o maior número de descendentes férteis, é na etapa de florescimento que a planta precisa de ambiente favorável para a retenção das flores e vagens. Para isso, é preciso suplemento nutricional, água, nutrientes e um bom manejo de estresses diversos; pois quanto mais estresse no ambiente e uso de herbicidas ou caldas que contenham produtos agressivos, mais a planta usa a relação hormonal para abortar flores.

Por isso, para que as condições sejam as mais favoráveis possíveis ao cultivo, a recomendação nesta fase é o manejo com grande aporte nutricional, redução de estresse e ação hormonal que promova os hormônios da juventude como a citocinina. Além disso, é indicado reduzir a síntese de hormônios associados à senescência, como o etileno - responsável pelo abortamento das vagens.

Isso tudo explica porque definir as melhores estratégias de manejo, também na fase do florescimento, é fundamental para uma boa colheita. Para atender a necessidade do produtor, a Fertiláqua tem em seu portfólio produtos para este estágio de florescimento, através das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus. São produtos completos e com capacidade de ação no aporte nutricional com nutrientes específicos, atuação na redução do estresse e ação hormonal. Estes produtos agem no componente de produtividade de maior relevância: o número de vagens por planta. “Cada planta gera uma grande quantidade de flores, mais do que ela consegue reter, por isso muitas dessas flores são naturalmente abortadas o que interfere negativamente na produtividade. O uso dos produtos para florescimento da Fertiláqua ajudam a fixar estas flores para que elas se transformem em vagens e possam potencializar a produção. Para exemplificar, eu diria que com apenas uma flor a mais por planta é possível conseguir quatro sacas a mais por alqueire. Isso é um grande ganho ao produtor”, destaca o Dr. Eduardo Cancellier, coordenador de desenvolvimento de mercado da Fertiláqua.

Quanto é possível ganhar com a retenção de uma flor? Veja este cálculo:

1 flor por planta = 1 vagem por planta

1 vagem = 2,5 grãos por vagem em média

2,5 grãos x 250.000 plantas por hectare = 625.000 grãos

Se o peso de mil semente = 160 g

160x625 = 100 kg por hectare

100 kg = 1,7 sacas por hectare = 1 flor

Sobre o Grupo Fertiláqua

Um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, a empresa Fertiláqua atua por meio das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus, da linha no segmento de cana-de-açúcar, e a linha Golden Seeds para produtores de sementes. A companhia pertence ao Grupo ICL, multinacional israelense há 90 anos no mercado, com 43 fábricas em 13 países e mais de 11 mil funcionários e referência global em tecnologia de nutrição de plantas. A Fertiláqua conta com a sede administrativa em Indaiatuba/SP, fábricas em Cidade Ocidental/GO e Cruz Alta/RS, um Laboratório de Análise de Sementes (LAS) e dois Centros de Inovação Tecnológica (CIT). O grupo disponibiliza uma iniciativa pioneira, o Programa Construindo Plantas (PCP), com ações específicas em cada fase das culturas, do plantio à colheita, para potencializar o desenvolvimento de plantas mais eficientes, e um solo com melhores qualidades físicas, químicas e biológicas, buscando com isso sistemas com maiores potenciais produtivos e consequentemente rentabilidade. Com o objetivo de reconhecer a qualidade das sementes de soja no mercado brasileiro, foi criado pelo grupo o selo Programa Sementes de Verdade. Mais informações no website: www.fertilaqua.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto