Logo
Imprimir esta página

Estresse térmico é o vilão da produtividade leiteira no verão

Estresse térmico é o vilão da produtividade leiteira no verão

Fatores de alimentação e ambiência auxiliam os animais a enfrentarem as altas temperaturas da estação

Ao indicar 31ºC no termômetro, o metabolismo animal já começa a ser afetado pelo calor e, como estamos caminhando no mês de dezembro, ficando até março no verão, a tendência é que essa marcação aumente ao longo do período. O fato preocupa produtores, já que é sabido que o estresse calórico reduz a produção e causa mudanças na composição do leite. Segundo dados da Embrapa Gado de Leite, a elevação de temperatura interna dos animais pode acarretar perdas de até 30% na produtividade, podendo causar quedas de rendimento de 600 a 900 kg de leite por vaca por lactação.

Esse desgaste possui alterações fisiológicas, de acordo com especialistas. Redução na ingestão de alimentos, mudança na temperatura retal, alteração da frequência respiratória, aumento de sede, maior consumo de água e aumento da sudorese são algumas das modificações mais comuns.

Soma-se a isso a piora na quantidade de leite produzido, podendo haver redução nas porcentagens de proteína, gordura, sólidos e lactose. Em relação à saúde animal, o estresse térmico pode levar, ainda, a uma temperatura mais alta do úbere, propiciando o surgimento de mastite.

Em termos reprodutivos, alguns autores citam que há diminuição na duração do cio de até 8 horas em decorrência do estresse calórico. Há, também, redução na aceitação de monta, produzindo efeito negativo na qualidade dos oócitos, o que resulta na queda da taxa de prenhez.

Por essa soma de déficits produtivos deste momento, é necessário que os produtores de leite aumentem os cuidados no que diz respeito ao manejo das vacas. A alimentação de boa qualidade é um pilar importante para reverter o cenário de perdas, com dietas de melhor aproveitamento favorecendo um menor gasto de energia para digestão.

O uso de aditivos é bem-vindo como recurso para auxiliar a melhorar a fermentação ruminal. A suplementação mineral é um exemplo que deve suprir a demanda, sendo o de maior destaque o uso de potássio. Este nutriente está presente em quantidade significante no suor dos bovinos, juntamente com o mineral sódio em pequena quantidade. Assim, quando há aumento na sudorese, há crescimento na excreção de potássio pela pele e aumento da excreção renal de sódio para manter o equilíbrio eletrolítico.

Desta forma, o requerimento de potássio é aumentado nos períodos de maior temperatura do ambiente, e os níveis de sódios e magnésio também precisam ser aumentados por competirem com o potássio na absorção intestinal. A suplementação destes minerais, portanto, precisa ser realizada, para evitar danos produtivos.

Essa não é a única ferramenta que o produtor pode lançar mão para driblar perdas com estresse térmico. Aumento e facilidade no acesso a água para o animal, sombreamento de 3 a 5m² por vaca, redução de deslocamentos e melhora do ambiente na sala de espera também são itens importantes a se atentar.

Com o check list do que é preciso para as altas temperaturas fica mais fácil baixar as perdas. Para isso, a Minerthal conta com uma equipe de técnicos capacitados para auxiliar o produtor a encontrar soluções que proporcionem melhor produtividade nesse clima.

Sobre a Minerthal

A Minerthal Produtos Agropecuários, fundada em 1973, atua em âmbito nacional, levando ao mercado uma linha completa de produtos capaz de suprir as necessidades dos pecuaristas nos sistemas produtivos de pecuária de corte (cria, recria e/ou engorda e confinamento), pecuária de leite e indústrias ligadas à pecuária, em qualquer época do ano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto