Logo
Imprimir esta página

Uso consciente dos recursos naturais deve ser tema de diálogo entre a ciência, o agro e a sociedade

Inclusão do agronegócio na Educação Básica também foi tema de discussões do evento "Wake Up Call Amazônia, Já"

Os ativos ambientais e a sociedade permearam os debates do primeiro dia do evento promovido ao longo do dia 01/12, em Porto Velho (RO), no âmbito do projeto Biomas Tropicais, do Instituto Fórum do Futuro, foram o tema do início da tarde. O evento foi realizado em formato híbrido, com transmissão online pelo canal do Fórum do Futuro, no YouTube.

A discussão foi concentrada na apresentação de dois projetos de sustentabilidade: o Revegetar, que já é realizado no estado de Minas Gerais e tem como foco realizar o plantio de árvores em todas as cidades mineiras, e deverá ser também estendido à Rondônia. E o Conectividade Total, com foco em gerar impacto econômico, ambiental e social no agronegócio em escala nacional por meio de tecnologias digitais, incluindo pequenos e médios produtores.

A cobertura completa do painel pode ser acompanhada em: https://www.forumdofuturo.org/economia/responsabilidade-e-cases-praticos-do-uso-sustentavel-dos-recursos-naturais-sao-tema-de-painel-do-wake-up-call-amazonia-ja/

Desmistificando o agronegócio na Educação Básica

“O Agro para Estudantes – Ação Educacional”, também foi tema de debates no evento, com destaque para o livro “Agricultura: fatos e mitos – fundamentos para um debate racional sobre o agro brasileiro”, que foi escrito para ser usado por docentes, traduzindo temas variados e, muitas vezes desconhecidos, pelos moradores dos grandes centros urbanos, com o objetivo de dar luz à amplitude do agronegócio.

No centro da discussão, os participantes falaram sobre a importância da continuidade das gerações dentro da atividade, reforçando a necessidade de mostrar para a população urbana os benefícios do agro e quais as soluções criadas para minimizar seu impacto.

A cobertura completa do painel está em: https://www.forumdofuturo.org/economia/desmistificando-o-agro-na-educacao-basica/

Mundo digital e educação: o papel da ciência na formação básica

Ciência e educação são duas áreas que caminham em conjunto e são integradas cada vez mais cedo na vida dos estudantes, que estão inseridos no mundo da tecnologia. O painel “Educação e Cultura”, fechou o primeiro dia do evento trazendo para a discussão a inserção do pensamento científico na escola básica, além de apresentar um projeto de gestão integrada dos conhecimentos e da ciência transdisciplinar que será aplicado a uma instituição de ensino em Rondônia.

Confira a cobertura completa em: https://www.forumdofuturo.org/economia/painel-do-evento-wake-up-call-amazonia-ja-promove-debate-sobre-mudancas-do-mundo-digital-e-educacao/

Café Robusta Amazônico

Ao final da programação do primeiro dia, a organização do evento convidou uma comissão local para apresentar detalhes e algumas informações sobre o chamado café Robusta Amazônico, cultivado no Estado de Rondônia e que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de cafés especiais.

Estudos e dados apresentados demonstraram que Rondônia é um produtor de cafés robustas ou “arrobustados” – cruzamentos de cafés da espécie canéfora, variedades conilon e robusta, com predominância deste último, com alta qualidade, devido às suas características de clima, solo e seleção genética.

Esse reconhecimento, que a cafeicultura do Estado tem conquistado nos últimos anos, é reflexo da união de esforços entre produtores, instituições de pesquisa, extensão rural e órgãos governamentais. Cada um deles, construindo uma cafeicultura que vem se preparando para atender os mais diversos nichos de mercado.

Apresentação dos grupos técnicos

O segundo dia do “Wake Up Call Amazônia, Já” segue na manhã dessa quinta-feira, 02/12, com a reunião dos grupos técnicos,transmitida, ao vivo, pelo

.

Projeto Biomas Tropicais

O Projeto Biomas Tropicais é coordenado pelo Instituto Fórum do Futuro, presidido pelo Professor Alysson Paolinelli, e conta no seu núcleo central com a parceria de instituições como o CNPq, a Embrapa, a Universidade de São Paulo (ESALQ), as Universidades Federais de Lavras e Viçosa, o Centro de Gestão de Estudos estratégicos, o SEBRAE e a FGV-Agro, além de inúmeras instituições regionais em cada um dos biomas estudados. A experiência deve desenvolver alternativas para a integração da ciência, energia, natureza e alimentos, criando uma sinergia entre essas áreas e dando grande ênfase a ações sustentáveis.

A concepção do Projeto Biomas começou há oito anos e a implantação teve início em meados de 2019, no Polo Demonstrativo dos Cerrados, em Rio Verde (GO). Agora estão sendo iniciados os trabalhos na Amazônia e na Caatinga.

Mais informações em https://www.forumdofuturo.org/?projeto=biomas-tropicais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto