Logo
Imprimir esta página

Aplicativo Bovitech Salga oferece controle facilitado da suplementação alimentar do gado a pasto

Via celular, sistema indica aos empregados a quantidade, a data e os cochos onde devem fazer a suplementação com salga

Depois de lançar um sistema de gestão para fazendas de gado de corte em setembro, a Bovitech, uma divisão da Ideagri, começa a expandir sua plataforma de produtos voltados para o setor com o lançamento do Bovitech Salga, um aplicativo de fácil utilização, que pode ser adquirido de forma independente do sistema de gestão e que permite, via celular, que o produtor ou o operador realizem um controle real da suplementação a pasto dos animais, a chamada “salga”.

O lançamento oficial aconteceu no último dia 29 de novembro, em Cuiabá (MT), a em formato híbrido. O evento pode ser conferido no YouTube da Bovitech e contou com a presença de Vilson Simon, empreendedor do setor de alimentos e membro do Conselho de Administração da Rúmina, que fez uma palestra sobre “O Futuro da pecuária de corte no mundo”. Outra participante foi a CEO da Agriffato e colunista da Forbes, Lygia Pimentel, que falou sobre “ Como a pecuária se tornou mais desafiadora”.

Outro convidado do lançamento foi o CEO do Beefpoint e Agritalento, Miguel Cavalcanti, que fez uma palestra com o tema “Pecuária de corte: quem tem passado tem futuro - Empreendedorismo, gestão e liderança”. Participaram ainda do evento os pecuaristas e digital influencers Andressa Biata e Arthur Toledo, que usaram o produto em primeira mão, trouxeram a experiência de utilização do sistema. Por fim, Paulo Eugenio, da equipe de corte da Rehagro, fez uma palestra sobre gestão.

Além do lançamento do Bovitech Salga, o encontro foi uma oportunidade para os convidados e expectadores conhecerem o programa de afiliação voltado para profissionais do mercado, chamado Laço Forte. O programa otimiza as relações comerciais na pecuária de corte, oferecendo benefícios exclusivos a parceiros que oferecem a seus clientes as soluções em tecnologia disponíveis na Bovitech.

A plataforma

Segundo Gabriel Toledo, diretor de operações do Bovitech, além da inédita funcionalidade que oferece, o Bovitech Salga é um produto inédito desde a sua concepção. “Ele foi desenhado para ser fácil de usar pelo gestor, que cuida dos custos e do desempenho dos animais, e pelo operador, que faz a reposição dos produtos no cocho”, explica. “É simples para imputar os dados, para acessar as informações e para entender o que tem de ser feito”, diz ele, que aponta que essa comunicação direta e clara amplifica o benefício do aplicativo.

“A gestão do processo de suplementação a pasto é importante, visto que o suplemento pode representar até 50% do custo da arroba produzida a pasto. Quando a salga é mal executada, o produtor perde desempenho dos animais, impactando negativamente o ganho médio diário (GMD) e taxa de prenhez dos animais”, indica Toledo. “Se não gerenciar a operação de salga, o produtor corre um grande risco de perder dinheiro, ou de não ter o retorno esperado do seu investimento”, diz o executivo.

O aplicativo opera com base em cinco índices imputados no sistema: tipo de suplemento usado, peso do gado no pasto, número de animais, leitura de cocho e a frequência do abastecimento do cocho e a frequência da salga. Com esses dados, o aplicativo agrega informações importantes para o gestor da fazenda, como o consumo médio diário de suplementação por fase ou categoria dos animais, ou por tipo de produto ou pasto. Ele também pode fazer a gestão do estoque dos produtos e a gestão do número de animais por fase ou categoria, além de indicar os cochos com salga atrasada.

Já o funcionário que opera no campo fica sabendo quais pastos precisa salgar, qual dia deve ser feita a salga e quantos sacos colocar no cocho. Ele ainda pode realizar a leitura de cocho com o registro da salga feita, além de ter a visualização dos pastos da fazenda com o número de animais por pasto. “Vai facilitar muito o trabalho exatamente do funcionário que tem um impacto direto na eficiência da salga”, opina Toledo. “Hoje, eles não sabem ou não têm como calcular a quantidade correta de suplemento que precisam pôr no cocho e realizam essa operação de forma empírica, com base no seu conhecimento prático, e a consequência é que pode faltar produto no cocho”, diz ele.

Segundo Toledo, existem fatores que dificultam o controle da quantidade e a frequência do abastecimento dos cochos. Quanto mais intenso for o sistema de produção na fazenda, por exemplo, mais importante e complexo se tornam o processo de suplementação a pasto. “Quando muda a suplementação de um suplemento mineral, por exemplo, para um proteico, mudam as quantidades e, se essa conta não for feita, os cochos ficarão vazios e o ganho de peso ou a taxa de prenhez serão fortemente comprometidos. O Bovitech Salga calcula tudo e avisa o operador quando ele deve repor o produto nos cochos e elimina esse risco”, exemplifica ele.

Segundo Gabriel Toledo, o custo do aplicativo varia de acordo com o rebanho, mas é baixo. “Custando próximo a R$ 1,80 por animal por ano”, indica ele. “É comum no dia a dia da fazenda encontrar cochos vazios e, geralmente, de 3 a 5 dias por mês, os animais ficam sem produto. Se somarmos isso no ano, temos em média 40 dias sem suplementação, o que impacta muito o GMD ou a taxa de prenhez. Se o produtor fizer o cálculo vai ver que 40 dias de cocho vazio por ano podem custar 10 vezes o valor do aplicativo”, calcula Toledo. “Se fizer a conta certa, o produtor vai ver que o Bovitech Salga é um investimento que vale a pena pelo retorno: ele se paga muitas vezes”, diz o executivo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto