Logo
Imprimir esta página

Inscrições abertas para desafio do Banrisul que busca ideias para promover captura de créditos de carbono

Maratona de propostas inovadoras, promovida pelo HackatAgro, será realizada entre 10 e 12 de dezembro, de forma virtual

Já estão abertas as inscrições para o desafio que busca soluções tecnológicas que podem auxiliar o dia a dia do produtor rural na captura de créditos de carbono e adicionar resultados tangíveis à produção. Patrocinado pelo Banrisul e realizado pelo HackatAgro, a maratona de ideias acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2021, de forma virtual. Podem participar (individualmente ou em grupo) estudantes, startups e demais interessados no tema – para isso, basta se cadastrar no site www.hackatagro.com/desafio-banrisul.

"O HackatAgro é um movimento em prol da digitalização do agronegócio brasileiro. A iniciativa reúne produtores, startups, investidores, empresas e entidades para um processo colaborativo que contribua para a transformação digital. Por meio de hackathons como o que será realizado de 10 a 12 de dezembro, estimulamos e promovemos empreendedores e startups a propor soluções inovadoras e disruptivas, garantindo eficiência, sustentabilidade e renda", explica Donário Lopes de Almeida, idealizador do movimento.

Tema em foco nesta edição, o conceito de crédito de carbono foi criado em 1997, no âmbito do Protocolo de Kyoto. Na prática, a ideia é que uma empresa que absorve mais do que emite dióxido de carbono (CO2) possa vender o crédito para outras, caminhando em direção à redução de emissões na atmosfera. Isso inclui não apenas os médios e grandes produtores rurais, mas também os pequenos, tornando-se – além de uma iniciativa ambientalmente responsável – importante fonte complementar de renda que beneficia não apenas a economia local e nacional, mas também o futuro do planeta.

"O CO2 é responsável por importantes desequilíbrios no clima, já que é um gás de efeito estufa. O seu excesso contribui para o aquecimento do planeta. E muita gente já está trabalhando para impedir que as emissões cresçam. Isso tem sido bastante debatido por meio do conceito ESG, sigla em inglês que engloba questões ambientais, sociais e de governança – tópicos intimamente ligados ao tema do desafio", afirma Alberto Meneghetti, CEO da Neodigital, empresa realizadora do HackatAgro, que coordena a competição patrocinada pelo Banrisul.

De acordo com o diretor de Crédito do Banrisul, Osvaldo Lobo Pires, a instituição demonstra grande preocupação com o impacto ambiental de seus negócios, e busca novos caminhos que contribuam com o meio ambiente – como, por exemplo, estimular práticas sustentáveis no setor rural. "A adoção da captura de carbono no agronegócio está se ampliando em todo o país, e é uma ação de grande importância para minimizar as mudanças climáticas. Por isso, enquanto instituição financeira, buscamos soluções inovadoras que auxiliem nossos clientes a mensurar e comercializar créditos de carbono", destaca.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto