Logo
Imprimir esta página

A conta do metano não deve ser paga apenas pelo produtor rural

Há poucos dias na COP26, em Glasgow na Escócia, o Brasil assinou um acordo que prevê a redução da emissão de metano em 30% até 2030. No mundo, 44% das emissões desse gás são oriundas da agropecuária, 37% de processos de geração de energia e 19% do descarte de resíduos¹. Para 2021, previsões indicam que o agronegócio deverá representar 30% do PIB nacional². Parte dessa participação do setor no PIB brasileiro é fruto da exportação da carne de gado.

Entendendo a relevância da proteína na economia do país e, por consequência, o tamanho do rebanho bovino em território nacional, fica claro que o principal caminho para cumprir o acordado é atuar diretamente na pecuária, mais especificamente na fermentação entérica, ou, no popular, no arroto do boi.

Dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações mostram que o processo digestivo do gado é responsável por 19% das emissões nacionais³. No entanto, pesquisas e práticas já demonstram que a pecuária pode sim reduzir essas emissões e contribuir de maneira robusta para o alcance das metas e, consequentemente, para a diminuição do aquecimento global.

Algumas medidas que podem auxiliar o produtor a reduzir ou balancear as emissões já estão sendo amplamente disseminadas. Alguns bons exemplos são as práticas para a recuperação de pastagens degradadas; sistemas integrados de produção como lavoura-pecuária, pecuária-floresta ou lavoura-pecuária-floresta; uso de bioinsumos; manejo dos resíduos da produção animal; redução da idade de abate; aumento da produtividade, entre outros.

No entanto, não basta botar a culpa no produtor e não haver ações para possibilitar que ele tenha acesso a mecanismos para a melhoria da eficiência do sistema de produção e para a intervenção na fermentação do boi. Os técnicos de campo precisam ser conscientizados e capacitados nessas novas tecnologias para que saibam levam informação consistente aos produtores rurais.

Posteriormente, é imprescindível que haja incentivos financeiros e políticas públicas que contemplem a questão. Além disso, é essencial incentivar e financiar a pesquisa, porque é a ciência que nos mostra o caminho para resultados cada vez mais efetivos. Há urgência na tomada de novas medidas, mas a redução das emissões e o cumprimento desse acordo demanda uma ação conjunta e não apenas cobrança em cima do campo, mas em todos os setores como dos resíduos, de energia, da indústria etc.

Sergio Schuler ocupa a presidência da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (GTPS) e é vice-presidente de Negócios de Nutrição e Saúde Animal para Ruminantes na DSM.

¹WRI 2018, emissões globais de metano 8,06Gt em CO2eq. Disponível em: https://bit.ly/3koI5D0

²PIB do Agronegócio Brasileiro – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Esalq/USP. Disponível em: https://bit.ly/3kkZ1u7

³Sistema de Registro Nacional de Emissões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações Sistema de Registro Nacional de Emissões. 4º Inventário Nacional, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3C9kZ9S


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto