Logo
Imprimir esta página

Restaurante de ecoparque tem horta agroecológica para abastecer a cozinha

A tendência oferece ingredientes mais saudáveis para clientes que poderão escolher pessoalmente o alimento que vai no seu prato

Um em cada cinco brasileiros já consome algum alimento orgânico no país, diz uma pesquisa do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis). Por isso, restaurantes que usam legumes e verduras cultivados em uma horta própria estão conquistando cada vez mais o público atento à qualidade e procedência dos alimentos consumidos.

Para os que fazem questão de comer ingredientes orgânicos e sem qualquer tipo de agrotóxico, muitos estabelecimentos já oferecem uma visita guiada à horta, onde os clientes podem até mesmo escolher os alimentos que irão consumir poucos minutos depois. Esta tendência é o principal destaque do restaurante panorâmico do condomínio Escarpas Eco Parque, que está sendo implantando na mais nova região turística de Goiás, no lago Corumbá IV, em Abadiânia.

No local, já estão sendo produzidas hortaliças como couve, brócolis, alface, berinjela, rabanete, salsa, cebolinha, coentro e rúcula, entre outras. Tudo 100% orgânico e com a supervisão do biólogo, agroflorestor e consultor ambiental Murilo Arantes, que destaca a importância da horta também como uma forma de estimular a convivência entre os moradores do local.

“O cultivo ao alcance dos olhos das pessoas tem a ver com a confiança, por ele saber exatamente aquilo que está consumindo. Na pandemia, as pessoas passaram a se preocupar ainda mais com a alimentação e a saúde. Quem fizer uma refeição no restaurante também saberá a procedência daquilo que está comendo”, explica Murilo.

O restaurante panorâmico do Escarpas Eco Parque foi inaugurado recentemente, junto com a primeira fase do empreendimento, e tem a gestão do empresário Rogério Giordani, um dos sócios do conceituado Empório Saccaria. O cardápio, elaborado pela chef Patt Garcia, prioriza ingredientes orgânicos e proporciona uma grande variedade de pratos elaborados com as hortaliças cultivadas no condomínio. Segundo Murilo, encurtar a distância entre o consumidor final e os alimentos é um dos principais requisitos para uma alimentação verdadeiramente saudável.

Mas a função da horta irá além de atender às demandas do restaurante. Moradores do condomínio também poderão colher hortaliças para preparar refeições em casa. “A ideia é que eles também colaborem no plantio e sugiram acréscimos de itens. A horta é um espaço de convivência, de uso comunitário e compartilhamento”, comenta Murilo

“A nossa horta é agroecológica, pois usamos materiais de origem orgânica para cobrir o solo. Com isso, conservamos melhor a água, tornamos o solo mais fértil e aumentamos a presença de nutrientes, melhorando a qualidade das plantas e deixando o alimento mais saudável. Muitas vezes, a pessoa compra uma hortaliça no supermercado e, durante o deslocamento para casa, ela já adquire um aspecto murcho. No Escarpas, o morador poderá fazer a colheita na hora em que for consumir, e com isso vai conservar o frescor dos ingredientes”, destaca Murilo.

Enquanto o condomínio não fica pronto, todos os clientes que visitam o stand de vendas do Escarpas estão recebendo uma cesta com hortaliças selecionadas e que foram cultivadas na horta do local. Atualmente, o empreendimento está na terceira e última etapa de vendas. As duas primeiras etapas tiveram vendas em ritmo acelerado, totalizando 380 lotes comercializados em menos de um ano. A última fase conta com 90 unidades. As obras têm conclusão total prevista para 2023.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto