Logo
Imprimir esta página

Contratos formalizados evitam conflitos no agronegócio

Segmento é um dos que mais cresce no Brasil, mas ainda apresenta muita informalidade

O agronegócio vem se tornando cada vez mais relevante para a economia brasileira. O segmento, mesmo no período de alta da pandemia, apresentou crescimento. No início desse semestre, atingiu 10,9 milhões de dólares em exportação, segundo o Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro. Essa marca só havia sido alcançada em agosto de 2013, representando um marco, dessa vez favorecido pela alta dos preços no mercado externo.

Apesar dos bons resultados, há ainda muita informalidade contratual, por isso é importante o produtor ou criador estar atento a formalizações que incrementam a qualidade do serviço prestado e aumentam o seu valor agregado.

Existem dois tipos de contratação dos trabalhadores no campo, explica a advogada-sócia do escritório MBT Advocacia, Deolamara Bonfá. E eles são fundamentais para manter em alta o segmento que puxa a balança comercial do país.

A primeira é a contratação com vínculo empregatício, na qual há uma relação de subordinação, não eventualidade na prestação do serviço e os contratos apresentam vigência por período determinado ou indeterminado. O caso mais comum é o da contratação por experiência ou safra, a intermitente, entre outras modalidades. A segunda opção é a contratação autônoma, ou seja, quando o trabalhador possui autonomia e liberdade na execução do trabalho contratado. “Nessa situação, o trabalhador assume inteiramente os riscos do negócio. Muitas vezes, estão enquadrados nesse regime, o veterinário, o agrônomo e o agrimensor que prestam consultoria ao produtor rural”, explica a especialista.

Uma das maneiras de garantir a segurança jurídica do negócio por meio da confecção dos contratos de emprego no campo é contar com um advogado que oriente a elaboração do documento. “A confiança aqui é essencial, porque um profissional conhecedor do instrumento do contrato garante que todos os direitos e obrigações incidentes no que está sendo contratado estejam de acordo com a lei”, avalia a advogada.

Além disso, a assessoria jurídica pode evitar conflitos futuros, regularizando de antemão situações que possam levar a discussões judiciais. “Essas medidas evitam conflitos que, em geral, são resultantes da informalidade do negócio, ou então da ausência de previsão contratual de questões importantes para a execução do objeto contratado”, diz.

Sobre a MBT Advogados Associados – Fundado em 1985 por um dos advogados pioneiros em Rondônia, Ivan Machiavelli, o escritório é especialista em casos relacionados ao direito do agronegócio, direito cooperativo e recuperação judicial e falência. Os três sócios, Ivan Machiavelli, Deolamara Bonfá e Rodrigo Totino, têm o apoio de uma banca de 12 advogados e assistentes jurídicos que são referência de profissionalismo em Ji-Paraná e Porto Velho (RO).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto