Logo
Imprimir esta página

Negócios de turismo responsável e produção de frutos nativos da Mata Atlântica são destaque do Programa Natureza Empreendedora 2021

Terceira edição do programa na Grande Reserva Mata Atlântica acelerou 15 negócios de impacto socioambiental positivo de São Paulo, Paraná e Santa Catarina

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza anunciou nesta sexta-feira (12) os três negócios de impacto socioambiental positivo vencedores da edição 2021 do Programa Natureza Empreendedora na Grande Reserva Mata Atlântica, o maior remanescente contínuo do bioma no Brasil. Foram destaque a iniciativa de turismo sustentável Gond Local; a empresa de produção de frutas nativas para comercialização Os Sertanistas Frutas Nativas; e a empresa de atividades de aventura Rio Abaixo. Além da capacitação recebida ao longo do programa, visando a aceleração dos negócios, a primeira receberá prêmio de R$ 10 mil, enquanto as outras duas ganharão R$ 5 mil cada.

Com execução técnica do Sebrae, o Natureza Empreendedora está em sua terceira edição e é uma iniciativa que busca fortalecer e dar visibilidade a negócios que contribuam com a conservação da biodiversidade nos 50 municípios da Grande Reserva Mata Atlântica, que se estende por parte do litoral e Serra do Mar dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

“Temos cada vez mais convicção de que as empresas – assim como governos, organizações da sociedade civil e os cidadãos de forma geral – necessitam gerar impacto ambiental positivo a partir de suas atividades. Sem um planeta saudável não é possível que os negócios prosperem. Essa é uma realidade com potencial latente na região da Grande Reserva Mata Atlântica e, por isso, é importante que esses negócios sejam estimulados e fomentados. Queremos ‘acelerar’ iniciativas que preservam a Mata Atlântica”, explica o gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, Guilherme Karam.

Os negócios ganhadores do Natureza Empreendedora foram selecionados por um comitê que avaliou critérios como viabilidade técnica e econômica, impacto ambiental positivo e visão de futuro. Eles foram escolhidos a partir de um grupo de 15 empreendimentos finalistas sediados em 11 municípios da região: Campo Alegre (Bio Cult SC), Cananéia (Jardim Mirim), Curitiba (LaLuz Brasil e Gond Local by Gondwana Brasil), Eldorado (LumiBio – Agroflorestas), Jaraguá do Sul (Nanica Chic – Eco Moda), Joinville (Mundo Vertical e Reliqua Compostagem), Juquitiba (Rio Abaixo Aventuras e Floresta kiCura), Morretes (Chácara Agroflorestal da Terra), Paranaguá (Cíclica), Piraquara (Doce Alvorada) e São Miguel Arcanjo (O Sertanista Frutas Nativas e Monkey Safari).

Os vencedores

A Gond Local é uma iniciativa da Gondwana Brasil, operadora de turismo formada por mulheres, com mais de 20 anos de experiência e que tem o propósito de proporcionar viagens que promovam interações significativas entre viajantes, comunidades locais e o meio ambiente, levando a transformações sociais que possam promover um impacto positivo.

As tendências de turismo no pós-pandemia apontaram que os principais interesses dos viajantes incluem muitos valores imateriais. Existe um desejo por experiências e por conhecer novos lugares com áreas naturais, outras formas de vida e culturas e de experimentarem viagens com potencial de engajamento transformador. A empresa busca conectar a oferta de produtos baseados no turismo responsável com o mercado consumidor, gerando renda para as comunidades envolvidas, e ainda trabalhar na proteção desses ambientes e na valorização da cultura.

Localizada em Curitiba (PR), a empresa busca com o turismo consciente gerar impactos positivos, valorizando o modo de vida conectado com a natureza. As viagens são organizadas de forma responsável e colaborativa, com elementos que possibilitem novos aprendizados e uma imersão na cultura local. No primeiro ano de funcionamento, durante a pandemia, conseguiram envolver 20 empreendedores locais, impactados diretamente pelas atividades.

De São Miguel Arcanjo (SP), O Sertanista Frutas Nativas produz e incentiva novos plantios de frutas nativas da Mata Atlântica, em especial o cambuci. A ideia da empresa é ampliar a oferta e o acesso da população aos produtos nativos da Mata Atlântica. Para isso, tem operado no mapeamento e apoio a produtores rurais locais para a implantação dos pomares, de forma que, futuramente, façam parte da rede de fornecedores da empresa. O plantio comercial surge como uma maneira sustentável para a produção de frutos tanto para alimentação humana, quanto para a fauna.

Sediada em Juquitiba (SP), a Rio Abaixo Aventuras é uma empresa que oferece serviços de aventura, como trilhas, rafting, tirolesa e mega rampa. Por meio do turismo pedagógico, oferece uma abordagem renovada, que promove uma nova visão da conservação do meio ambiente para escolas, pais e educadores. As atividades lúdicas e vivenciais são apresentadas como uma alternativa para explorar a temática em disciplinas como matemática e ciências, ampliando a interação dos estudantes com a natureza.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto