Logo
Imprimir esta página

Especialista em exportação de café destaca dificuldades após recente alta nos combustíveis

Thomas Raad, CEO da Raad International Trading e exportador de commodities, comenta sobre as barreiras que o aumento no diesel e gasolina trouxeram para a exportação de café

O Brasil sempre foi referência na exportação de café e outros commodities ao redor do mundo. Mas o recente aumento no valor dos combustíveis, especialmente na gasolina e no diesel, tem impactado de forma negativa esse mercado.

Thomas Raad, CEO da Raad International Trading e trader de commodities, destaca as principais consequências que a alta dos combustíveis pode trazer à empresários e exportadores. “Afeta diretamente as exportações de café do Brasil. Isso porque o país transporta a maior parte de suas cargas pelo modal rodoviário. Desde o transporte inicial da fazenda, até a ida desses produtos ao porto. Isso atinge toda a cadeia de supply chain, fazendo com que o café fique mais caro para os importadores”, pontua o trader.

O especialista ainda detalha os principais pontos e motivos do aumento direto dos valores de commodities. “Quando convertemos os valores, os exportadores acabam ficando com uma margem cada vez menor, tendo que ajustar preços acima do mercado e, consequentemente, perdendo competitividade”, analisa o administrador. Junta isso com o aumento de outros produtos como a sacaria nova para exportação, encarece o produto quando for ofertar para as importadoras. Ano passado a sacaria de café nova estava em R$7,00 e hoje esta R$14,00. Dobrou o preço da sacaria.

Através de sua empresa, Raad tem grande experiência na venda de grãos ao redor do mundo inteiro, e ele demonstra preocupação com o atual cenário. “No momento atual, qualquer movimento errado pode quebrar exportadoras e importadoras no Brasil, e esses ajustes acabam atrapalhando muito na economia do país”, adiciona o especialista.

O CEO vai além, mostrando que esse receio já é uma realidade, com vários países abandonando as compras de café, pelo menos por enquanto. “Tive contato com vários clientes fora do Brasil, e eles já começaram a buscar outras alternativas para substituir o café brasileiro enquanto os preços mantem esses níveis. Eles pretendem adquirir café de países como a Índia, Vietnã e Indonésia”, finaliza o CEO.

Sobre Thomas Raad

Nascido nos Estados Unidos, Thomas Raad atualmente vive no Brasil. Fluente em árabe, inglês e português, cursou Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior e desde os 24 anos atua como trader de commodities, sendo especialista na exportação de café e outros alimentos e especiarias.

Sua trading company, Raad International Trading, já exportou produtos como café, arroz, pimenta do reino, derivados de milho, gergelim, açaí, carvão vegetal e amêndoas de cacau. Além de negócios no Brasil, já exportou café da Colômbia e Vietnã e orégano do Peru.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto