Logo
Imprimir esta página

Rotina do Boi: como o básico faz a diferença no desenvolvimento de rebanhos

Quem já parou para observar um boi na natureza e acompanhou os comportamentos expressados pelo gado ao longo do dia? Se sim, é possível perceber que os animais mantêm os mesmos hábitos diariamente. A Prodap, empresa mineira de soluções para a pecuária de corte, leite e fábricas de ração animal, destaca como funciona a “rotina do boi” e orienta sobre os principais elementos para o desenvolvimento saudável do rebanho.

Primeiramente, é importante ressaltar que a vida do bovino pode ser resumida em três períodos – alimentação, ruminação e ócio. Dia a dia, o gado expressa esses hábitos, ou seja, sua rotina diária.

“Os animais geralmente ‘malham’ sempre no mesmo local, fazendo os chamados ‘malhadores’ do pasto, e sempre estarão em lugares específicos em determinados horários. Geralmente, são três ondas de pastejo. A primeira é de menor duração, começando na madrugada, e há outra de maior duração, que se dá antes do nascer do sol até algumas horas após a alvorada. Um terceiro ciclo ocorre no final do dia, depois que o tempo está mais fresco”, explica Guilherme Reis, diretor de Conhecimento da Prodap.

E o que fazem quando não estão pastejando?

Normalmente, o gado usa esse tempo fora do pastejo para ruminação, para o ócio, para beber água e para lamber sal; e também há uma rotina dessas atividades.

“Além disso, quando os animais são conduzidos para o confinamento, observamos também uma rotina, com os horários de maior consumo da dieta ofertada, e horários de descanso e de ruminação muito bem estabelecidos”, complementa Reis

O mais interessante é que essa “rotina do boi” está totalmente correlacionada com o desempenho animal. As decisões tomadas no dia a dia pelo time de campo das fazendas e as estruturas colocadas para produção animal vão interferir diretamente no desempenho que o gado vai expressar, e isso é fundamental para tomada de decisão.

O básico para o melhor desempenho

Ingestão de água

A água é o nutriente mais consumido diariamente pelos animais. Sem a sua correta ingestão, não há maximização do desempenho. Pensando na estrutura do pasto, a posição da água tem total interferência no desenvolvimento do rebanho.

“Temos alguns fatores envolvidos nessa questão. O mais importante é a distância que um bovino tem predisposição a andar até alcançar a água. O tamanho adequado de um pasto, com água no canto, é em torno de 6,6 ha. Enquanto se a aguada for no centro do pasto, pode chegar até 25 ha. O posicionamento do bebedouro e tamanho do pasto vão interferir diretamente em como ocorrerá o pastejo e também o consumo de água”, comenta o especialista da Prodap.

Pastos grandes tendem a não ser uniformes. As áreas próximas ao bebedouro vão concentrar o pastejo e, por consequência, os locais mais distantes (acima dos 365 metros) costumam ter sobra excessiva de pasto. “Muitas vezes o pecuarista define a lotação do rebanho pelo tamanho do pasto. Nesses casos, o gado vai ter um desempenho abaixo, pois apesar de ter capim, não haverá o consumo como previsto”, afirma Reis.

Sal à vontade

Outro ponto importante na “rotina do boi”, apesar de parecer banal, é sempre ter sal à disposição no cocho. A experiência prática de alguns anos na atividade demonstra os impactos da falta de produto no cocho, levando a um aumento de consumo do suplemento, mas com ganho médio diário menor. Isso ocorre devido aos bois dominantes consumirem tudo primeiro, deixando os submissos sem a ingestão do suplemento em quantidades adequadas.

“Gerenciar a rotina do boi, com as soluções oferecidas pela Prodap, nos permite entender seu comportamento e compreender todos os pontos de melhoria e ajustes necessários de processos. Acreditamos, cada vez mais, que esse é um caminho sem volta. Fazemos hoje grande parte deste trabalho pelas informações coletadas pelas equipes de campo e já estamos implementando sensores. Assim, conseguimos monitorar a localização geoespacial dos animais, gravamos essa informação a cada intervalo de tempo pré-determinado, e passamos a conhecer onde e quando o rebanho pasteja”, finaliza Reis.

Sobre a PRODAP

Com matriz em Belo Horizonte (MG), a PRODAP atua no ramo do agronegócio há mais de 40 anos com nutrição animal, prestação de consultoria especializada e desenvolvimento de softwares para o setor, atua na transformação da pecuária nacional e atende as maiores empresas do segmento no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto