Logo
Imprimir esta página

Cafeicultor têm poucos dias para aderir ao seguro climático dos cafezais

O pacote tecnológico Mais Café, da DVA Agro garante aos produtores de Minas Gerais e São Paulo, sem nenhum custo adicional, a proteção da saúde das lavouras contra as intempéries

Seja em cápsula, expresso ou coado, o café é o queridinho dos brasileiros, não por menos é a segunda bebida mais consumida no País, ficando atrás apenas da água. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, apesar da crise econômica gerada pela pandemia e que afetou diversos setores em 2020, a procura por café seguiu seu ritmo de crescimento e registrou 1,34% de alta em relação ao mesmo período no ano anterior. Os números coletados pela ABIC revelam ainda que, no ano passado, o Brasil manteve a posição de segundo maior consumidor de café do mundo.

Para ajudar os principais responsáveis pela produção desse importante produto na rotina da população, a DVA Agro está lançando o Mais Café, um pacote tecnológico inédito no Brasil pensado exclusivamente nos cafeicultores. “Somos a primeira empresa de insumos a oferecer um pacote de produtos, com o seguro climático incluso, ainda mais, sem o cafeicultor ter que pagar nada a mais por isso”, diz Bruno Francischelli, engenheiro agrônomo e coordenador de marketing da DVA no Brasil.

A solução foi desenvolvida pensando em uma das grandes dores do setor, o risco climático, o qual, o produtor pouco pode fazer e a única ferramenta disponível é o seguro agrícola. Estima-se que dos 1,7 milhão de hectares de café arábica no Brasil (o mais produzido nacionalmente) apenas 160 mil, menos de 10%, têm algum tipo de seguro contratado.

Segundo Francischelli essa baixa adesão ocorre devido a soma de alguns fatores. O primeiro é a falta de dados o que encarece a proteção, somado a isso, outro limitante é a necessidade de vistoria para atestar a produtividade. “Outro problema é que o pagamento do sinistro é feito com a diferença da produtividade real X produtividade média da região e ainda há a necessariamente precisa da subvenção federal. Por isso, agora estamos propondo uma inovação total da gestão de risco climático”, destaca o engenheiro agrônomo.

Gestão do risco

Através do Mais Café o produtor estará fazendo a gestão de risco climático sem onerar seu custo por meio do Seguro Paramétrico. Esta solução é baseada em um índice (umidade do solo) que é relacionado à produtividade. A iniciativa da DVA foi desenvolvida em parceria com a empresa holandesa VanderSat que por meio de sua tecnologia consegue medir a quantidade de água no solo, via satélite. Ou seja, ao fazer a aferição, é gerado um dado muito importante e a leitura é feita em tempo real que abastece um banco de dados com um histórico de 20 anos.

A medição da umidade do solo é feita em quatro etapas. A primeira é analisar a série histórica identificando a condição normal com base naquela região ou município. O Segundo passo é mediar a atual umidade do solo para as áreas ou municípios seguráveis. Na fase seguinte o foco é identificar as anomalias, ou seja, a diferença entre a condição normais (média histórica) e a mediação atual da umidade do solo. Por último é criado o índice através da soma acumulada das anomalias no período de risco.

Em caso de sinistro o pagamento ocorre quando o índice atinge os gatilhos, no total são quatro: Moderado, Severo, Extrema e Excepcional. E muito importante é que o produtor poderá acompanhar através de um site qual o nível de umidade do solo de seu município e se os gatilhos estão sendo atingidos, gerando muita transparência para o programa. A cobertura é realizada por uma importante seguradora parceira que utiliza como parâmetro, os dados de umidade do solo obtidos pela VanderSat.

Produtos que compõem o pacote

O Mais Café será composto por fertilizantes que vão suprir toda a necessidade dos cafezais de estímulo e micronutrientes. Entre os produtos estão: Incentia Eco Humic, Incentia Eco Maximize, Incentia Mg Mix, Incentia CaBZn Plus , Stimlus, Incentia CaBZn Plus e Incentia K62 Plus. “O objetivo do programa é manter a planta em atividade mesmo em condições climáticas adversas. Fornecendo nutrientes e condições responsáveis pelos processos necessários para atingir altos níveis de produção, qualidade e aumentar o potencial produtivo da próxima”, diz Francischelli.

Ainda segundo o engenheiro agrônomo, os produtores interessados têm até o dia 08 de outubro para aderirem ao programa. “Somos especialistas em insumos, mas nossa preocupação é com a sustentabilidade do setor. DVA propõe uma inovação total da gestão de risco climático”, finaliza.

Sobre - A DVA Agro é uma empresa multinacional alemã cuja missão é desenvolver soluções agrícolas de alta qualidade para agricultores no Brasil e no mundo. Produz e comercializa produtos para a proteção de cultivos, nutrição vegetal, biológicos e adjuvantes especiais para a agricultura sustentável. Com mais de 50 anos de experiência, além do Brasil também tem operações na Europa, América Latina, Ásia e África.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto