Logo
Imprimir esta página

Sistemas apropriados de irrigação garantem a viveiristas eficiência na produção de mudas de café

Sistemas apropriados de irrigação garantem a viveiristas eficiência na produção de mudas de café

Quantidade certa de água, com alta uniformidade e de modo adequado geram resultados melhores ao produtor rural

Por Gabriela Terra, Especialista Agronômica Netafim

Uma das fases mais importantes para os cafeicultores é a escolha de mudas para o plantio. As mudas, antes de irem para o campo, são germinadas em um viveiro e passam por uma adaptação para que possam ser plantadas a céu aberto. Podemos pensar no viveiro como um berçário. E nesse momento a falta de água e nutrientes pode provocar a morte das sementes e mudas, consequentemente a produção no campo.

O uso de um sistema de irrigação no viveiro é indispensável e garante o sucesso na produção, fornecendo água na quantidade certa, momento ideal e de modo adequado possibilitando um maior desenvolvimento nessa fase que é tão sensível ao cafeeiro.

Estamos passando por um período extenso de déficit hídrico e temperaturas muito elevadas. Com isso, a dificuldade de se produzir mudas aumenta ainda mais. A irrigação por sua vez auxilia na redução do estresse ocasionado por essas intempéries climáticas nessa fase tão frágil da cultura. Além de facilitar cada vez mais a aclimatização e crescimento das mudas, tornando-as mais rústicas para transferência a campo.

Em viveiro de mudas de café geralmente são utilizados bicos nebulizadores que garantem distribuição uniforme e umidificações mais eficientes, dessa forma não se tem o risco de lesionar as mudas com o impacto das gotas, possibilitando um desenvolvimento homogêneo das mudas.

Outro ponto de atenção na implantação de um sistema de irrigação é com relação a qualidade da água. Antes da implantação é indispensável a análise da água para avaliação de parâmetros físicos, químicos e biológicos, como pH, condutividade elétrica, elementos presentes na água e principalmente se não há presença de patógenos na água que será utilizada para irrigação.

A irrigação em viveiros de mudas de café arábica permite uma produção mais uniforme, otimização do uso de água e nutrientes e rentabilidade por parte dos viveiristas, além de auxiliar o cafeicultor fornecendo uma muda mais sadia e resistente.

Sobre a Netafim

Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto