Logo
Imprimir esta página

Adubação biológica produzida com tecnologia Microgeo® altera temperatura foliar da planta

Análise foi destaque do trabalho vencedor da etapa cana-de-açúcar do ‘Desafio Microbioma Brasil’

A etapa Cana-de-Açúcar do ‘Desafio Microbioma Brasil’ (DMB) 2021 aconteceu no dia 10 de setembro. O evento, que está em sua segunda edição, avaliou trabalhos que analisaram o uso do Adubo Biológico produzido com Microgeo® no cultivo de cana-de-açúcar.

O Prof. Dr. Carlos Alexandre Costa Crusciol e a Dra. Gabriela Ferraz de Siqueira, são os consultores autores do experimento vencedor. Eles fizeram as análises na área de uma Usina que fica na cidade de Colômbia, em São Paulo. A aplicação foi feita em soqueira junto à vinhaça.

“Nossa avaliação foi da parte fisiológica da planta, o que ela manifesta a partir desse manejo sustentável. Concluímos que houve melhora considerável na eficiência de utilização da água e que a planta fica mais tolerante em uma situação de seca e estresse hídrico. Isso refletiu no maior crescimento, aumento no diâmetro e número de colmos e num melhor desenvolvimento de perfilhos. O que resultou num ganho de 10% em produtividade e aumento de 1,2 toneladas de açúcar por hectare”, contou Crusciol.

Uma das análises que se destacaram no trabalho dos pesquisadores foi a resposta da temperatura foliar nas áreas onde houve aplicação do adubo biológico. O fato foi um dos determinantes para que o experimento fosse escolhido como vencedor, de acordo com o professor Dr. Rafael Otto, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), que foi um dos nomes na banca avaliadora. “Foi muito interessante, pois avaliaram a parte fisiológica. As análises demonstraram que nos tratamentos com a Biotecnologia Microgeo® a planta estava utilizando de maneira mais eficiente o CO2, utilizando melhor a água e reduzindo a temperatura foliar, o que foi algo muito inovador”, explicou.

Na apresentação do trabalho desenvolvido, o consultor fez uma analogia com um motor de carro. “Surpreendente, a tecnologia reduziu a temperatura da folha e deu um conforto térmico para o “motor”. Identificamos também aumento na assimilação de CO2 e redução de CO2 na câmara subestomática. Ao reduzir a temperatura, é como se você desentupisse, fizesse uma limpeza dos bicos, e com isso consegue-se utilizar aquele "combustível" que estava armazenado no tanque, mas não podia ser usado”, explicou Crusciol.

Quando a temperatura da folha se iguala a do ar, ela está dando um sinal que não está conseguindo refrigerar o sistema e isso reduz a produção. O indicado é que, em uma temperatura média entre 30 e 35 graus, a folha esteja 1 grau abaixo da temperatura do ar.

O Desafio ainda realizará a etapa Sul e, por fim, a grande final que vai escolher o melhor trabalho entre os campeões das etapas regionais. Os vencedores das etapas regionais ganham um voucher de viagem como reconhecimento. O campeão nacional participará da próxima edição do Plant Microbiome Symposium, que será realizado na Escócia.

O DMB é uma idealização dos fundadores da Microgeo️, empresa 100% brasileira do setor de biológicos, é pioneiro no país e foi inspirado no “Plant Microbiome Symposium”. “Voltado às instituições de pesquisa e consultores do ramo do agronegócio, o objetivo do desafio é incentivar discussões sobre a importância do microbioma do solo na agricultura. Além disso, a proposta é compartilhar com agricultores de todo o país os resultados obtidos com o uso da adubação biológica produzida através do Microgeo®, em propriedades participantes de 4 regiões do Brasil, para a prática da sustentabilidade no agronegócio”, explicou Paulo D´Andréa, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Microgeo.

Sobre a Microgeo

Fundada no ano de 2000, na cidade de Limeira-SP, a Microgeo é uma empresa 100% brasileira do setor de biológicos, com foco na produção e comercialização da inovadora tecnologia MICROGEO® – um componente balanceado que nutre, regula e mantém a produção contínua do Adubo Biológico através do Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC®). A solução é a única no mercado que maneja e restabelece o microbioma do solo, e está presente em todos os estados do Brasil, além dos países vizinhos, como Paraguai e Uruguai. O adubo biológico produzido com Microgeo pode ser aplicado via pulverização, fertirrigação, independente das condições climáticas em conjunto com outros insumos como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes. Para saber mais, visite www.microgeo.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto