Logo
Imprimir esta página

Pandemia leva as pessoas a cultivarem seus próprios alimentos

Com o isolamento social e o medo da contaminação do Covid-19, muitos tentam cultivar seus próprios alimentos em casa

Valter Casarin,
Coordenador Científico NPV

Alguns anos atrás, a onda de produzir alimentos nos espaços urbanos começou a crescer. Este "passatempo" é uma forma de trazer o verde para dentro de casa, mas principalmente uma atividade para diminuir o estresse da vida da cidade e produzir seu próprio alimento. Além da produção de alimentos, a agricultura urbana é um espaço importante para cultivar plantas medicinais importantes para o aumento da imunidade.

A pandemia do Covid-19 teve muitas repercussões importantes, como a falha nos sistemas de saúde pública, o enfraquecimento da saúde mental das pessoas, a desaceleração econômica ou mesmo uma lacuna flagrante entre ricos e pobres. Mas há outro aspecto que está lentamente afetando o mundo. Trata-se do medo de uma escassez de alimentos. Em muitos lugares, onde medidas de isolamento social foram impostas para conter a propagação do vírus, foram relatadas compras de mantimentos em excesso. Enquanto muitos se viram diante de prateleiras vazias em supermercados, descobrimos que grande parte de nossa população é incapaz de produzir o próprio alimento. O que nos conforta são os relatos de que a segurança alimentar global ainda não foi comprometida.

De fato, os países em desenvolvimento estão atualmente em risco e distúrbios de fome. Além disso, os ricos não devem considerar a escassez de alimentos, devido à pandemia, como um problema reservado aos pobres. E é nesse contexto de incerteza que o conceito de agricultura urbana está ganhando popularidade. De fato, a pandemia mudou um pouco o modo de vida de parte da população. Hoje é possível ter hortas que são perfeitamente adequadas para os apartamentos, mesmo para aqueles menores. A Internet é uma grande aliada para obtenção de kits de bricolage para ajudar as pessoas a cultivarem sua própria horta em qualquer lugar.

O conceito de auto-suficiência alimentar existe há algum tempo, mas parece que o coronavírus levou muitas pessoas a adotá-lo como uma medida de emergência. A preocupação com a origem dos seus alimentos. Segundo as Nações Unidas, 68% da população mundial, dois terços, viverá nas cidades até 2050. Essa tendência se torna ainda mais interessante. Segundo alguns especialistas, a pandemia pode realmente levar a algumas tendências, provavelmente para sempre.

Outro fato interessante é a pandemia estar alimentando radicalmente conversas sobre autossuficiência. Talvez esteja relacionado às nossas vulnerabilidades coletivas, que nos levam a buscar medidas que nos salvem de muita ansiedade diante de um futuro incerto. Dados levantados de pesquisas do Google, nos Estados Unidos, mostraram que o termo "agricultura doméstica" aumentou 50% no mês passado, enquanto que pesquisas relacionadas à "criação de galinhas" tiveram acréscimo de 75%. Isso demonstra que o assunto "segurança alimentar" é um tema de grande importância neste momento.

Em todo esse contexto de produzir seu próprio alimento, não podemos esquecer que as plantas também necessitam se alimentar corretamente de forma equilibrada. O insumo que irá permitir ter plantas com qualidade nutricional, caso os solos usados para o cultivo não forneçam adequadamente, é o fertilizante. O fertilizante é um produto destinado a fornecer os nutrientes essenciais para as plantas e, consequentemente, irão servir para a nossa alimentação.

Nutrientes para a Vida

A NPV- Nutrientes para a Vida nasceu da iniciativa de melhorar a percepção da população urbana em relação às funções e os benefícios dos fertilizantes para a saúde humana. Braço da NFL – Nutrientes For Life (fundação norte-americana) no Brasil e vislumbrando o aumento da produção agropecuária sem a expansão de novas áreas para cultivo, a NPV, que trabalha somente com informações baseadas em conhecimento científico, acredita que orientar e impactar positivamente a cadeia oferecerá melhores oportunidades para o incremento produtivo. E por isso, sua principal missão é destacar e informar a população a respeito da relevância dos fertilizantes para o aumento da qualidade e segurança da produção alimentar, colaborando com melhores quantidades de nutrientes nos alimentos e, consequentemente, com uma melhor nutrição e saúde humana.

A NPV tem sua sede no Brasil, braço da NFL - Nutrientes For Life (fundação norte-americana), e mantida pela ANDA e operada pela BioMarketing contando com parceiros como Esalq/USP, IAC, UFMT, IPNI e UFLA.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto