Logo
Imprimir esta página

Com objetivo de conhecer o cenário do gado confinado no país, expedição Confina Brasil 2021 passa pelo estado do Pará

Iniciativa buscou traçar um mapa do cenário da produção bovina no Brasil, ajudando no intercâmbio de conhecimento entre fornecedores de tecnologia e pecuaristas

A nova etapa da Confina Brasil 2021, expedição que tem por meta traçar um raio-X da criação de gado confinado no país, finalizou suas visitas a fazendas localizadas no estado do Pará nesta sexta-feira (20). O estado concluiu a rota que contemplou a segunda etapa da iniciativa, que já tinha passado pela região Sul do Brasil e pelo estado de Rondônia, no Norte, e do Mato Grosso, no Centro Oeste.

No Pará, foram identificados fatores como a utilização de tecnologia como softwares integrados para a gestão de sistemas de confinamento de gado. Outro destaque foi a utilização por parte de algumas fazendas produtoras de grãos úmidos, que acontece por aumentar a eficiência do manejo do milho.

Ao menos 11 cidades paraenses foram contempladas, dentre as quais os municípios de Santana do Araguaia, Casa de Tabua, Redenção, Rio Maria, Xinguara, Água Azul do Norte, Canaã dos Carajás, São Félix do Xingú e Palmas.

A Casale Empreendimentos é uma das empresas que participam ativamente da expedição. Na prática, a iniciativa permite que profissionais das empresas patrocinadoras do projeto vivenciem a realidade do produtor rural, identificando tendências e suas maiores dores e demandas.

De acordo com Jaqueline Casale Pizzolato, zootecnista e Diretora Comercial da empresa de soluções para pecuária Casale Equipamentos, a agenda do Confina Brasil é extremamente estratégica para a companhia. Isso porque, segundo a especialista, além de ser um investimento de desenvolvimento profissional para o time de campo, ao vivenciar realidades diversas da pecuária, também permite uma análise para desenvolvimento de novas soluções.

“Cada região do País apresenta suas peculiaridades: são diferentes condições de produção agrícola, de clima, da genética do gado. Tudo isso impacta na realidade da nutrição animal e, consequentemente, na estratégia do negócio. O Confina Brasil é uma oportunidade para vivenciar de pertinho cada detalhe dessas diferentes rotinas, e também trocar muito conhecimento. Neste contexto, nosso trabalho consiste em contribuir com nossa bagagem e aprendizados de 57 anos em conhecimento técnico de equipamentos, e entender como nossas soluções podem ser melhor utilizadas especificamente dentro daquela realidade”.

Na primeira etapa da expedição, ocorrida na região Sul do Brasil, foram constatados aspectos como a forte influência das raças européias/taurinas. Na região noroeste do Paraná notamos a presença de machos recém castrados, e também a presença de agricultura em maior escala, quando comparado ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em terras gaúchas, foi percebido um alinhamento interessante entre genética, produtividade e bem estar animal, além da predominância de negócios familiares. Já em Santa Catarina, foram vistas operações mais enxutas, mas bem coordenadas, que lidam com a dificuldade na quantidade de oferta.

“Agora, nosso propósito é observar de perto as realidades e oportunidades dos produtores do Norte do Brasil, que vêm crescendo fortemente lado a lado à agricultura. Conhecer também os cuidados da produção agropecuária no bioma amazônico também será algo novo para os colaboradores que não são desta região, e estarão presentes na rota”, detalha Jaqueline.

Caminhos do confinamento

A terceira e última etapa do Confina Brasil será em Setembro, e irá contemplar os estados de Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A meta é visitar 120 propriedades rurais em 11 estados da federação. O objetivo da expedição Confina é que, ao término das rotas, seja realizado um mapeamento de cerca de 40% do gado confinado nas fazendas brasileiras.

Em sua primeira edição, realizada em 2020, foram visitadas 118 propriedades em 5 estados, responsáveis por 30% do gado confinado no Brasil. O estudo busca atualizar informações sobre os confinamentos visitados no ano passado e ampliar ainda mais, com dados de propriedades responsáveis por mais de dois milhões de bovinos em confinamento no país.

Sobre a Casale

A Casale é referência em tecnologia para pecuária bovina na América Latina. A companhia abastece todo o mercado nacional com equipamentos de alta tecnologia, de vários modelos e tamanhos, além de exportar para os países como Paraguai, Bolívia, Colômbia, Uruguai e Cuba. Atualmente, a Casale lidera o mercado nacional de misturadores e a meta é intensificar a internacionalização, liderando globalmente este mercado.

Fundada em 1964, a empresa foi liderada de 1981-2020 por Celso Casale, que hoje preside o Conselho Consultivo e passa desde 2014 por um estruturado processo de sucessão familiar aos filhos Jaqueline e Mario Casale, que ocupam função executiva e também no conselho, e Erika, membra do Conselho Consultivo. Está localizada estrategicamente às margens da Rodovia Washington Luís, em São Carlos, interior de São Paulo. A Casale conta com mais de 221 colaboradores e possui equipe de vendas e pós-venda distribuída nos principais estados do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto