Logo
Imprimir esta página

Programa da Tarkett recupera sobras de pisos vinílicos nas obras para reutilização na fábrica

Iniciativa já resultou na coleta de quase 70 toneladas no Brasil

Líder mundial em pisos vinílicos, a Tarkett possui um programa de logística reversa para recolher, nas obras e reformas espalhadas pelo Brasil, sobras e recortes de pisos vinílicos para serem reaproveitados pela empresa na fabricação de novos produtos na planta industrial de Jacareí/SP.

Sob o nome de ReStart, o programa foi iniciado no Brasil em 2018. Desde então, a iniciativa já resultou na coleta de 70 toneladas de sobras de pisos (dados até julho de 2021).

O descarte de sobras e recortes de materiais de construção é um gargalo da construção civil, de modo que projetos de logística reversa se tornam necessários para que a economia circular se estabeleça de fato neste segmento.

Estima-se que a instalação de um piso vinílico do tipo LVT usando uma paginação simples (‘tijolinho’) gera, em média, de 3% a 5% de descartes. Nas mantas, essa média fica entre 8% e 15%.

Seja qual for o formato de piso vinílico, o descarte pode ser maior a depender a complexidade da paginação e da quantidade de desenhos. No entanto, é um revestimento que apresenta um melhor aproveitamento de material na instalação do que outros tipos, como a cerâmica e o porcelanato, por exemplo.

O ReStart integra o escopo de ações do Grupo Tarkett em todo o mundo para contribuir de forma tangível com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030.

“O programa está alinhado com o objetivo 12, que visa assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis”, explica Priscila Santos, supervisora de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Tarkett no Brasil. “Somos responsáveis pelo que fabricamos e a ideia do programa, como o nome sugere, é reiniciar o ciclo do vinílico de modo que nosso papel como fabricante não termine ao entregar o produto à revenda”, afirma.

Para cumprir as metas estabelecidas e ampliar o programa nacionalmente, a Tarkett aposta no estreitamento da parceria com revendedores e distribuidores da empresa em todo o país, beneficiando aqueles que topam aderir ao ReStart.

Ao adquirir os pisos vinílicos colados e clicados sem base acústica da empresa, as revendas que participam do programa recebem uma bag exclusiva, onde poderão armazenar as sobras de pisos que não foram contaminadas com adesivo ou contrapiso e seriam descartadas após o término da instalação.

“A revenda está mais próxima da obra porque, na maioria das vezes, é a própria responsável pela instalação do piso. Essa proximidade com o cliente final é um ponto estratégico para o sucesso do ReStart”, avalia Vanessa Costa, responsável pelo Programa ReStart da Tarkett Brasil. “Participando do programa, a revenda ganha visibilidade em nosso site, pois com a inclusão do selo ReStart, a revenda passa a ter prioridade no resultado da busca de revendedores autorizados. Também ganha espaço em nosso Instagram, com publicações marcando o perfil da revenda participante”, completa.

Globalmente, a empresa pretende triplicar o uso de materiais reciclados na composição de novos produtos nas suas fábricas para 30% até 2030.

A Tarkett também assumiu o compromisso de diminuir suas emissões de dióxido de carbono (CO2), já atingindo uma redução de 27% entre 2020 e 2010. Em 2019, a empresa anunciou que pretende reduzir mais 30% das emissões entre 2020 e 2030.

Sobre a Tarkett

Com uma história de 140 anos, a Tarkett é líder mundial em soluções inovadoras de pisos e superfícies esportivas, com vendas líquidas de € 2,6 bilhões em 2020. Oferecendo uma ampla gama de produtos, incluindo vinil, linóleo, borracha, carpete, madeira, laminado, grama artificial e pistas de atletismo, o Grupo atende clientes em mais de 100 países em todo o mundo. A Tarkett tem mais de 12.000 funcionários e 33 unidades industriais, e vende 1,3 milhão de metros quadrados de pisos todos os dias, para hospitais, escolas, residências, hotéis, escritórios, lojas e campos esportivos. Comprometido em mudar o jogo com a economia circular e reduzir os efeitos do carbono, o Grupo implementou uma estratégia de eco inovação baseada nos princípios Cradle to Cradle®, totalmente alinhada com sua abordagem Tarkett Human-Conscious Design™.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto