Logo
Imprimir esta página

Vazamentos de gases colocam em risco a vida dos trabalhadores nas agroindústrias

Um sistema de detecção de gases confiável é importante para garantir a segurança da operação industrial, qualidade do produto e estar em conformidade com as legislações locais.

O perigo pode ser invisível. Vazamentos de gás em indústrias podem ocasionar paradas na produção, criando problemas financeiros, além de acidentes de proporções catastróficas, até mesmo com o custo de vidas.

A utilização ou geração de gases em processos industriais não se limita a gases convencionais, como o gás natural que conhecemos. Indústrias do ramo de alimentos e bebidas, como grandes frigoríficos e indústrias cervejeiras, fazem uso de gases refrigerantes – amônia, R-123 ou R-404A –, em suas operações diárias para garantir a refrigeração e a conservação de seus produtos.

Caso ocorra um vazamento do gás utilizado no sistema de refrigeração, e dependendo de sua proporção, faz-se necessária a interdição de grande parte da planta industrial, com a retirada dos funcionários e a paralisação das atividades até que toda a área afetada seja desintoxicada, causando prejuízos inestimáveis.

Felipe Claudiano, da MSA Safety.

“Um vazamento de amônia, por exemplo, pode causar desde uma intoxicação nos funcionários até mesmo explosões de grandes portes, colocando em risco a vida desses trabalhadores e gerando um prejuízo incalculável”, diz Felipe Claudiano, gerente de Produtos de Detecção Fixa e Portátil de Gases da MSA Safety, multinacional líder global no desenvolvimento, fabricação e fornecimento de produtos de segurança.

Portanto, as plantas industriais necessitam de um sistema eficiente capaz de detectar precocemente vazamentos de gases refrigerantes. A NR 36, norma regulamentadora de saúde e segurança do trabalho – especialmente para indústrias e empresas de abate e processamento de carnes e derivados –, estabelece os requisitos mínimos para avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes e traz, entre as várias medidas, a obrigatoriedade de implantação de mecanismos para a detecção precoce de vazamentos nos pontos críticos, acoplados a um sistema de alarme e instalação de painel de controle do sistema de refrigeração, entre os fatores fundamentais de segurança industrial.

DISPOSITIVOS DE DETECÇÃO

Existem vários dispositivos que auxiliam no controle e monitoramento dos vazamentos de gases, minimizando o risco de acidentes de grandes proporções. São detectores fixos que, ao serem instalados em locais estratégicos, captam o vazamento de gás refrigerante e emitem alertas para sistemas de controle auxiliares, como sirenes ou sistemas de ventilação.

Um detector pontual de gás de excelente performance é o X5000 da MSA Safety, que identifica o vazamento a partir de sensores químicos que reagem na presença do gás-alvo, como, por exemplo, a amônia. Um detector como este possui uma vida útil de aproximadamente cinco anos, ao contrário dos detectores convencionais com duração limitada, com necessidade de manutenção e troca de sensores constantes para garantir o seu funcionamento.

Já o Chillgard 5000, também da MSA, é um sistema aspirado que monitora até 16 pontos utilizando a tecnologia fotoacústica infravermelha, detectando amônia ou até 38 diferentes gases refrigerantes. O detector possui uma interface de touch colorida com indicação visual simples de quando ocorre um alarme, falha ou evento, mantendo um log de eventos e de diagnóstico de fácil acesso e que permite solucionar problemas rapidamente. A porta de ajuste/calibração única facilita qualquer tipo de teste no detector e evita a necessidade de trabalho em altura, comum em detectores pontuais convencionais.

Outra vantagem do Chillgard 5000 é a sua durabilidade. Como tem um design robusto e componentes de alta qualidade, a economia com manutenção e reposição de peças ao longo dos anos é muito menor se comparada com sistemas que fazem uso de tecnologia eletroquímica convencional.

O Chillgard 5000 tem o selo de aprovação das principais instituições mundiais, como o UL: certificação emitida pelos Underwriters Laboratories que garante o cumprimento dos padrões de segurança e qualidade dos Estados Unidos e do Canadá e que permite a livre circulação internacional. Também possui o CSA (Associação de Normas Canadense), com certificação da Administração de Saúde e Segurança Ocupacional dos Estados Unidos (OSHA), o EN 61010-1, norma unificada para toda a Europa (denominadas Normas Harmonizadas), dado apenas aos produtos extremamente qualificados, e a BACnet BTL, que dá a Certificação de Conformidade, uma chancela fundamental para transformar o Chillgard em um diferencial no mercado.

Para se ter uma ideia, um levantamento feito pela MSA indicou que o Chillgard 5000 pode gerar, ao longo dos anos, uma economia de até 50% se comparado com um sistema eletroquímico convencional. É o que acontece com uma parceira que há quatro anos mantém instalados cinquenta pontos de detecção de Amônia. A empresa optou por investir no Chillgard; mesmo sendo um investimento maior no início, nos anos seguintes o valor gasto foi revertido em grande economia.

Segundo o especialista, para cada necessidade, aplicação ou tamanho da área com risco de vazamentos, existem sistemas que ajudam na melhor cobertura de monitoramento, como a detecção por perímetro feita a partir de detectores de feixe aberto, com emissor e receptor, a laser, em áreas de riscos constantes de até 120 metros de perímetro para detecção de amônia. Com uma tecnologia disruptiva a laser, o ELDS da MSA, por exemplo, é um detector livre de manutenção e que não gera alarmes falsos, o que é comum em aplicações com detectores convencionais em uso extremo.

“Existem soluções para todos os ‘tamanhos’ e necessidades. O mais importante é que as indústrias sigam rigorosamente os protocolos contra vazamento de gases e entendam que esses sistemas de detecção são investimentos e não apenas custos”, ressalta Felipe Claudiano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto