Logo
Imprimir esta página

Moldadas por milênios de histórias, uvas da região de Rioja são as mais valorizadas da Espanha

Em 2020, a partir das vinhas da Rioja foram comercializados quase 235 milhões de litros de vinho, sendo 44% desse volume no mercado internacional. Parte dessa produção é de onde nascem representantes dos melhores vinhos do mundo e, alguns, chegam ao Brasil com exclusividade da Zahil

O solo e o clima são as principais características de uma região que refletem na qualidade e na personalidade de um vinho. No entanto, outros fatores, como a própria história do local, também têm seu papel moldando vinhas por milênios até atingirem seu potencial máximo, como é o caso da Rioja, na Espanha. Uma área demarcada onde são produzidos alguns dos melhores rótulos do mundo.

“Clima, solo e uvas são determinantes no estilo do vinho, mas a História é igualmente importante. A Rioja tem uma memória de altos e baixos, com direito ao Império Romano, monges da Idade Média, pestes e Era de Ouro”, recorda Bianca Veratti, especialista DipWSET e Diretora de Comunicação da Zahil.

Bianca exemplifica destacando, por exemplo, a importância do desenvolvimento do porto de Bilbao para a região, no século XVII. “Como resultado da facilidade na exploração de recursos naturais nas Américas, os barris de envelhecimento dos vinhos passaram a ser produzidos com carvalho americano. Surgiu, assim, uma das maiores particularidades dos vinhos da Rioja, que são reconhecíveis por seus sabores de coco e baunilha, derivados desta madeira”.

Parte da produção da Rioja vem de pequenos viticultores

Uma das características da produção na Rioja é que as vinhas pertencem a pequenos viticultores, que não possuem uma estrutura para produzir seus próprios vinhos. Por isso, vendem suas colheitas para cooperativas ou bodegas.

Em 2020, foram comercializados quase 235 milhões de litros de vinho produzidos na Rioja. 44% desse volume, ou seja, 104 milhões de litros foram destinados ao mercado internacional. Os dados mostram o crescimento da demanda por apreciadores de todo mundo, já que, em 2019, apenas 37% foram destinados à exportação.

Na região da Rioja, com mais de 66 mil hectares, quase 80% das vinhas são dedicadas à produção das uvas Tempranillo. E, se considerarmos apenas o cultivo das uvas tintas, essa predominância sobe para quase 88%. Contudo, a região produz mais de uma dezena de outras variedades.

La Rioja Alta é um dos produtores mais aclamados da região

No final do século XIX surgiram alguns dos principais produtores da região, que se tornaram ícones ao redor do mundo. Um exemplo são as cinco 5 famílias riojanas e bascas que fundaram a "Sociedad Vinícola de La Rioja Alta" no distrito de Haro, em 1890, criando as bases para o que hoje é a bodega La Rioja Alta S.A (LRA).

O grupo LRA investiu em 1995 na compra da Torre de Oña com o objetivo de incluir em seu catálogo a elegância e a singularidade da Rioja Alavesa, situada ao norte do Rio Ebro. Um desses resultados é o Finca San Martin, feito com uvas do vinhedo de mesmo nome cujo estilo é fresco e delicado, tendo uma das melhores relações qualidade/preço da Rioja. Outro é o Finca Martelo Reserva, um rótulo que não é produzido todos os anos e é resultado da seleção pessoal de Julio Saenz – Diretor de Enologia da LRA e um verdadeiro mestre da região.

O terceiro produtor que a Zahil importa com exclusividade é o recém-chegado Viña Salceda, adquirido pelo Grupo Perelada em 2017. Todo o trabalho nos vinhedos é manual e sem o uso de herbicidas, com o foco na sustentabilidade; e a adega foi plenamente renovada, com equipamentos de ponta para produzir vinhos atraentes, equilibrados, frescos e com deliciosa persistência.

E-book “A Rioja e o Vinho”

A região é tão importante para o mundo do vinho que a Zahil preparou um e-book gratuito para apresentar a região aos apreciadores. A publicação virtual tem autoria de Bianca Veratti, especialista DipWSET e Diretora de Comunicação da Zahil, com a colaboração de Bruno Cauchiolli, especialista WSET nível 3 e responsável pelos treinamentos em restaurantes da Zahil.

No e-book, o leitor conhece em detalhes as características de solo e clima da Rioja, além de toda a sua história no decorrer dos anos que também tiveram influência na qualidade dos vinhos produzidos por lá.

Para baixar gratuitamente o e-book “A Rioja e o Vinho”, acesse: https://conteudo.zahil.com.br/e-book-rioja

Sobre a Zahil

Fundada em 1986 pelos irmãos Antoine Zahil e Serge Zehil, a importadora passou a se dedicar exclusivamente à importação de vinhos a partir de 1999. A qualidade dos vinhos é a principal estratégia da Zahil, sendo criteriosamente selecionados por uma equipe de especialistas sob a competente consultoria de Jorge Lucki, expert em vinhos e referência nos mercados brasileiro e internacional. Os vinhos produzidos por cerca de 70 produtores, em 11 países, são importados e distribuídos com exclusividade em todo o território brasileiro, com destaque para a presença nas cartas de mais de 2000 dos melhores restaurantes nacionais. A cuidadosa seleção conta com nomes de peso que representam as principais regiões produtoras e estilos de vinhos ao redor do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto