Logo
Imprimir esta página

Codevasf fortalece estrutura de suporte à aquicultura e à pesca artesanal

Para aumentar a eficiência de suas ações de suporte à aquicultura e à pesca artesanal, a Codevasf está promovendo a reforma e a ampliação do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, unidade de pesquisa e tecnologia mantida pela Companhia em Porto Real do Colégio (AL). Os investimentos estão sendo realizados com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).


Na primeira etapa das ações foram empregados R$ 500 mil na reestruturação do reservatório principal da unidade. Para o segundo semestre de 2021 há previsão de investimento de R$ 1,2 milhão na segunda etapa de ações, que consiste em modernização do setor de produção de alevinos de tilápia e recuperação do setor de manutenção e formação de plantel de reprodutores de espécies nativas.

“A pesca é muito importante para a economia nacional. Ela é responsável pela criação e pela manutenção de empregos nas comunidades do litoral e também naquelas localizadas à beira de rios e lagos, gerando empregos também nas fases de beneficiamento e comercialização”, destaca o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Joãozinho Pereira.

Em 2020, o Centro produziu cerca de cinco milhões de peixes juvenis, empregados em ações de recomposição da ictiofauna de reservatórios públicos e de fomento à piscicultura familiar. Os peixes também são usados no atendimento de demandas internas do Centro, para alimentação de espécies carnívoras e renovação de plantel de reprodutores. No período, foram produzidos alevinos das espécies curimatã-pacu, curimatã-pioa, cari-amarelo, mandi-amarelo, pacamã, piaba-do-rabo-amarelo, piau-verdadeiro, tambaqui e tilápia.

O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba trabalha na estruturação de projetos de piscicultura e acompanha o desenvolvimento das iniciativas com a distribuição de alevinos. A unidade também promove a recomposição e o monitoramento dos estoques pesqueiros em mananciais hídricos de sua área de abrangência. A unidade é composta por estruturas como laboratórios de limnologia e análise de água e 104 viveiros destinados a produção de alevinos, estoque de reprodutores e matrizes e engorda experimental, que totalizam 18,2 hectares de lâmina d’água.

Tecnologia e pesquisa

A Codevasf possui seis Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura na bacia do São Francisco, localizados em municípios de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Nos centros foram realizados os primeiros projetos bem-sucedidos de reprodução artificial de espécies de importância ecológica e econômica para a região do São Francisco, como o surubim e o pirá.

As atribuições dessas unidades incluem desenvolvimento de tecnologias de reprodução artificial, ações de repovoamento de corpos hídricos, desenvolvimento de estudos de monitoramento da qualidade da água, fomento à aquicultura, desenvolvimento de pesquisas em biologia pesqueira, capacitação de produtores, pescadores e estudantes em técnicas de criação e propagação de peixes e apoio a organizações de pescadores e criadores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto