Logo
Imprimir esta página

Veja as safras de agosto e programe-se para aproveitar as melhores ofertas nas ceasas do país

Frutas ricas em vitamina C como morango e laranja são os destaques do mês

Chegou agosto e é hora de se programar para aproveitar os alimentos que estão em época de colheita, desfrutando de produtos de maior qualidade e com bom preço de comercialização. Agosto é o último mês do inverno e as frutas ricas em vitamina C estão em alta. É época de laranja, morango, tangerina, mexerica e carambola.

A laranja está entre as três frutas mais consumidas no Brasil. É uma fruta rica em fibras, vitaminas A, B e C, flavonoides e betacaroteno. Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, ajudam a reduzir o colesterol ruim, protege de doenças cardiovasculares e fortalece o sistema imunológico. Além disso, a laranja também possui minerais como potássio e cálcio, necessários para a regulação da pressão arterial. São Paulo e Minas Gerais são os principais produtores de laranjas no Brasil. A dica do presidente da Brastece (Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento), Waldir de Lemos, é escolher as frutas mais firmes e mais pesadas. “As laranjas mais consistentes, de cor brilhante e pesadas são as de melhor qualidade e as mais frescas”.

O morango tem propriedades diuréticas e é rico em vitamina C, que ajuda na cicatrização de ferimentos e também fortalece a parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação. Ele ainda é antioxidante e retarda o envelhecimento. Os cultivos de morango estão centralizados também em São Paulo e em Minas Gerais. Na hora da escolha verifique os frutos de coloração mais forte e que estejam mais firmes, evite os verdes e os amolecidos. “É possível armazenar o morango na geladeira por cerca de três dias. A dica é lavar só na hora de consumir, pois essa fruta naturalmente absorve muita água, o que acaba influenciando no envelhecimento do produto”, explica de Lemos.

Além dessas frutas, agosto traz ainda boas opções de legumes e verduras. Gengibre, inhame, batata doce, mandioca e ervilha também estarão em época de safra. Segundo o presidente da Brastece, consumir alimentos em período de colheita é mais saudável e pode ser mais barato. “Geralmente as frutas, legumes e hortaliças da estação são mais baratas por conta da grande oferta. Isso não é uma regra porque fatores climáticos podem influenciar, como as geadas do fim de julho, por exemplo. Mas esses alimentos também são mais saudáveis, pois, o período de safra natural favorece o cultivo sem o uso excessivo de agrotóxicos”, explica.

As centrais de abastecimento de todo o país oferecem vasta diversidade de produtos hortigranjeiros. A dica é se programar para as compras priorizando os alimentos da época. Você pode conferir o valor base de alguns produtos no aplicativo Prohort da Conab.

Brastece - A Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento existe desde 2010 e exerce o papel de defesa dos trabalhadores atacadistas da cadeia de alimentos, buscando validar o trabalho do comerciante dos entrepostos e trazer inovações, investimentos e melhorias para o setor. Hoje ela representa 27 entidades distribuídas por todo o país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto