Logo
Imprimir esta página

Empresa 100% brasileira, Tecbio cria inovadora tecnologia de enzinas, capaz de produzir polímeros biodegradáveis e o primeiro mel vegano do mundo

Mel LikeaB pode ser encontrado em lojas do Pão de Açúcar, em São Paulo

Uma empresa 100% brasileira que atua na área de biotecnologia – a Tecbio Holding – é a responsável pela criação do primeiro mel vegano do mundo, feito da mesma maneira realizada pelas abelhas. Isso foi possível graças a uma inovadora tecnologia de produção de enzimas, também empregadas em um polímero biodegradável em qualquer ambiente, com custo competitivo e tecnicamente capaz de substituir vários tipos de plásticos convencionais fabricados a partir do petróleo.

Desde 2012, a Tecbio investiu R$ 10 milhões no desenvolvimento da tecnologia e na implantação de um laboratório de pesquisa e de uma fábrica em Santa Bárbara D’Oeste, interior de São Paulo. Nos próximos três anos, mais R$15 milhões serão aplicados na produção de plásticos biodegradáveis.

Mel como o das abelhas

O mesmo processo de produção de enzimas vem sendo usado para fabricar o primeiro mel vegano do mundo, feito de forma idêntica à realizada pelas abelhas. O produto da BSweet, empresa de alimentos da Tecbio Holding, foi batizado de LikeaB e já está sendo vendido em lojas da rede Pão de Açúcar do Estado de São Paulo, lojas de produtos naturais e no e-commerce da marca.

O LikeaB é o primeiro produto da empresa criado para o consumidor final - totalmente alinhado com a crescente demanda do mercado por opões mais saudáveis - cujos principais componentes são iguais ao mel da abelha.

O processo consiste na adição da enzima invertase – a mesma usada por esses insetos – ao xarope de açúcar demerara, principal matéria-prima, à qual se adicionam fibra solúvel, açúcar mascavo, aroma natural de flores e água.

Natural, orgânico e sem transgênicos, o LikeaB é também uma solução sustentável para contribuir para a não extinção das abelhas, ameaçadas, entre outros, por doenças, pesticidas na agricultura e uso de polinização de monoculturas.

No âmbito nutricional, destacam-se os nutrientes dos açúcares demerara e mascavo, bem como outros compostos benéficos da cana de açúcar. A fibra usada tem propriedades probióticas e reduz o índice glicêmico.

Uma outra versão “set ou creammy” do LikeaB está em desenvolvimento e vai incluir pequenos cristais que oferecem textura e crocância ao produto, uma vez que todo mel de qualidade depois de um tempo cristaliza.

Além do mel, o grupo tem um portfólio de produtos concebidos como ingredientes para a indústria alimentícia e linhas para white label.

Sobre a BSweet

Além do LikeaB, a BSweet conta com um portfólio de produtos que inclui ingredientes para as linhas para redução de açúcar, ligas para barras de cereais, soluções para sorvetes, entre outras. Para white label, são caldas orgânicas e livres de conservantes, além de adoçantes e outros produtos destinados ao consumidor final. Toda a linha tem a certificação IBD, a maior certificadora de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina.

Até o final do ano, a empresa pretende consolidar seus produtos no mercado brasileiro e já negocia com o Reino Unido, Estados Unidos, Emirados Árabes e Alemanha.

Sobre a Tecbio Holding

Grupo de empresas de biotecnologia criado em 2012 a partir de uma divisão de desenvolvimento de biopolímeros, a Tecbio Holding quer consolidar-se como uma plataforma de pesquisa, desenvolvimento e negócios em biotecnologia, com atuação inicial em dois segmentos de mercado: alimentos e biopolímeros.

A holding é 100% brasileira, estabelecida com capital próprio e de investidores locais. Suas tecnologias utilizam recursos e matérias-primas que o País pode oferecer com qualidade, custo e alinhadas ao meio ambiente. A principal delas é a cana de açúcar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto