Logo
Imprimir esta página

Cultivo inédito de Cime di Rapa (brócolis de origem italiana) rende seu primeiro lote de antepastos genuinamente produzidos no Brasil

Cultivo inédito de Cime di Rapa (brócolis de origem italiana) rende seu primeiro lote de antepastos genuinamente produzidos no Brasil

Primeira safra do vegetal gerou cinco mil potes da receita, em edição limitada e numerada, que acaba de chegar aos supermercados

Há pouco mais de três anos, Carmen De Tommaso, diretora da De Tommaso, marca pioneira na produção de antepastos de origem italiana no Brasil, resgatou uma tradição familiar e iniciou o projeto de implantação do cultivo inédito de Cime di Rapa, um tipo de brócolis italiano, em solo nacional. Em parceria com pequenos agricultores na região de Santa Isabel, interior de São Paulo, a primeira safra foi colhida no último trimestre do ano passado e, a partir dela, foram produzidas cinco mil porções da receita de antepasto de Cime di Rapa, que agora estão disponíveis para compra no varejo.

“Foi um longo período de testes. Do plantio à receita original, até chegar no produto final que estivesse adequado aos padrões de qualidade e sabor, indispensáveis na De Tommaso”, explica Carmen.

Inédito no Brasil, o Cime di Rapa ocupa o sexto lugar entre os vegetais mais cultivados na Itália, perdendo apenas para: tomate, alcachofra, batata, alface e erva doce, nesta ordem. Segundo Carmen De Tommaso, a colheita acontece uma vez por ano, pouco antes da Primavera e, por se tratar de uma verdura com características de cultivo em clima muito diferente do nosso, a conserva é produzida diariamente com os brotos do vegetal, sem conservantes e de forma artesanal. “O produto será sazonal, respeitando a tradição italiana. É a união da receita tradicional calabresa com as técnicas de conservação da De Tommaso, resultando em um produto versátil e com longa validade”, afirma a empresária que estimou em R$ 200 mil o investimento já feito para concretizar a ideia.

De acordo com Carmen, o Cime di Rapa De Tommaso possui sabor suave e sutilmente amargo, o antepasto acompanha muito bem pães de entrada como a focaccia, cremes como a polenta e até massas como o orecchiette, além de harmonizar perfeitamente com receitas que trazem anchova, linguiça ou pancetta como protagonistas.

Cime di Rapa De Tommaso
Ingredientes: Broto de brássica (Brassica Rapa Sylvestris), azeite de oliva extra virgem, óleo vegetal de soja, sal refinado, alho e pimenta calabresa.
Valor: a partir de R$ 29,90 (170g)
Vendas: Na loja online da De Tommaso e em varejistas parceiros

Sobre a De Tommaso

Nos anos 80, Dona Carmen De Tommaso começou a produzir na cozinha de sua casa os antepastos e patês típicos da Itália que a empresa leva hoje, com a mesma qualidade e cuidado de sempre, à mesa dos brasileiros. Dona Carmen cozinhava, envasava e fazia os rótulos a mão. Mais de 30 anos depois, a De Tommaso ocupa uma área de 1200 m2, emprega 42 funcionários e produz 20 toneladas de antepastos e 15 de patês. Ainda hoje, Dona Carmen vistoria constantemente a produção, feita de maneira artesanal, com ingredientes frescos e sem conservantes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto