Logo
Imprimir esta página

Falta de chuva e elevadas temperaturas de 2020 acarretam perdas na safra de café arábica 20/21

Falta de chuva e elevadas temperaturas de 2020 acarretam perdas na safra de café arábica 20/21

Gabriela Terra - Especialista Agronômica Netafim Brasil

O café arábica apresenta um fenômeno chamado bienalidade. Em uma safra proporciona elevada produção e outra baixa, em função da demanda de fisiologia da planta. O ano de 2021 é um ano de baixa produção devido à bienalidade negativa. Essa baixa produção pode ser ainda pior quando há falta de chuva e elevadas temperaturas nos momentos em que a cultura mais necessitaria de água e nutrientes. Foi o que se pode observar em 2020, nos meses de agosto a outubro.

O fator climático pode afetar a produtividade e longevidade das plantas em até 50% e a falta de água pode reduzir o potencial hídrico nas folhas, limitando assim o crescimento das plantas, diminuindo a área foliar e consequentemente também a produção de fotoassimilados.

Em 2020, a incidência desses fenômenos resultou em abortamento das flores, pois a elevação de temperatura e falta de água aconteceu no período de enchimento dos grãos. Muitos deles se encontram chochos, o que pode reverter em baixo rendimento no beneficiamento. Segundo dados da Conab 2021, o ano de bienalidade baixa somado com a estiagem prolongada e altas temperaturas acarretará quebra de produtividade, podendo cair até 43% em Minas Gerais em relação ao último ano.

Entretanto, algumas tecnologias têm auxiliado o cafeicultor a reduzir essas perdas e assegurar a produtividade, um exemplo é a irrigação. A irrigação para a cultura de café arábica, tem mostrado ótimos resultados na redução da bienalidade, reduzido o stress por falta de chuva e assegurando a produtividade. Alguns produtores relatam ainda que com a irrigação é possível reduzir o abortamento floral devido a maior quantidade de folhas.

A Netafim possui a tecnologia de irrigação inteligente que cada vez mais vem colaborando para o dia a dia do cafeicultor. Além de possibilitar o fornecimento de água e nutrientes para as plantas de forma mais eficaz, no momento e na quantidade adequada, a eficiência é de 95%, o que torna a produção no campo cada vez mais sustentável e menos submissa às incertezas climáticas.

Atualmente, a Netafim conta com mais de 200 mil hectares de projetos de irrigação em café. Os registros são de aumento de produtividade de 40% a 100% e uma economia hídrica de 20% a 50%, devido a eficiência do fornecimento de água. A equipe Netafim sempre busca entender qual a demanda de cada região, levando em consideração os fatores de tipo de solo, informações sobre o cultivo, disponibilidade de água, dentre outros, para se garantir um projeto efetivo.

Sobre a Netafim

Fundada em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com cerca de 30 subsidiárias em todo o mundo, a Companhia oferece as melhores soluções aos agricultores de mais de 110 países por meio de 15 fábricas, mais de 4.000 funcionários e milhares de distribuidores. Um portfólio de produtos e soluções inovadoras de irrigação inteligente e digital farming que visa contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto