Logo
Imprimir esta página

Horta Comunitária implantada pelo Instituto Melhores Dias e AllCare auxilia alimentação de comunidade

A Horta Comunitária do Parque Imigrantes, no município de São Bernardo do Campo, tornou-se uma realidade a partir da parceria entre a AllCare e o Instituto Melhores Dias.

Localizado no Parque Imigrantes, na cidade de São Bernardo do Campo, o projeto acaba de receber novo aporte da AllCare, o que vai duplicar a produção de alimentos

A AllCare, uma das maiores administradoras de planos de saúde coletivos e por adesão do país, e o Instituto Melhores Dias, organização da sociedade civil que atua no Brasil desde 1993, estão juntos no enfrentamento da insegurança alimentar que tem afetado milhares de pessoas no País. Inaugurada em dezembro de 2020, a horta fornece alimento para cerca de 100 pessoas de 20 famílias. Com a expansão, a capacidade duplicará em poucos meses,

A Horta Comunitária do Parque Imigrantes, no município de São Bernardo do Campo, tornou-se uma realidade a partir da parceria entre a AllCare e o Instituto Melhores Dias. Firmada em dezembro de 2020, ela prevê diversos projetos conjuntos sob o guarda-chuva do programa de sustentabilidade da AllCare. “Acreditamos que levar à população ações e práticas sustentáveis é uma forma poderosa de transformação social e redução das desigualdades. No caso específico desse projeto, estamos falando em conscientização, educação, segurança alimentar e nutrição saudável”, destaca o presidente da AllCare, Farias Sousa.

A expansão, já em andamento prevê a duplicação da produção, já que a horta ampliará de 13 para 26 canteiros e acrescentará mais itens ao cardápio.

Para concretização do projeto da Horta, a parceria contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo, que autorizou a utilização de um terreno que não estava sendo utilizada ao lado da EMEB Paulo Morando. A área total do espaço cedido é de 590m2, com boa parte em declive. Apenas 270 m2 são planos e foi nessa área que a horta foi montada. Quem explica a escolha do local é a presidente do Instituto Melhores Dias, Joyce Capelli: “Esta é uma comunidade muito emblemática, que conhecemos a partir de outros projetos anteriormente desenvolvidos na escola. Tanto professores, como pais de alunos já tinham manifestado o desejo de ter uma horta comunitária”.

Segundo Joyce, o apoio da AllCare foi determinante para a concretização do projeto. “Mais do que a viabilização financeira, ficamos impressionados com o envolvimento das pessoas da AllCare, que têm visitado o local com frequência e desenvolvido ações que vão muito além do esperado”, conta Joyce.

Inaugurada em dezembro de 2020, com a capacitação da comunidade feita por Júlio Müller, um geógrafo especializado em Permacultura (planejamento de ambientes humanos sustentáveis por meio de práticas agrícolas e sociais), do Instituto Melhores Dias, com orientações e acompanhamento que vão desde a organização dos canteiros (6 retangulares grandes e 7 circulares pequenos), até o plantio das sementes e mudas e manejo das mais de 30 espécies de frutas, hortaliças, legumes e temperos. “Essa capacitação é fundamental para que a comunidade possa, com suas próprias capacidades, manter a horta e torná-la sustentável”, pontua Joyce.

A expansão, já em andamento prevê a duplicação da produção, já que a horta ampliará de 13 para 26 canteiros e acrescentará mais itens ao cardápio. Além disso, já foi adquirida uma cisterna para captação da água da chuva e um espaço fechado para guarda de ferramentas, insumos e materiais.

Arte de Denis Pinho, artista visual local

Ações adicionais como a produção e distribuição de 100 camisetas do projeto para os moradores e a pintura do muro da escola por Denis Pinho, artista visual local, têm sido também promovidas pela AllCare. “É gratificante podermos fazer a diferença no mundo e ajudar a derrubar os muros da desigualdade social. Estamos orgulhosos e não vamos medir esforços para levar cada vez mais qualidade de vida às pessoas”, diz Farias.

“Estamos muito entusiasmados com esse projeto e por encontrar, na AllCare, uma empresa que realmente cumpre o seu papel social, uma parceira que se envolve, participa e acredita na transformação”, conclui Joyce.

Para concretização do projeto da Horta, a parceria contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo, que autorizou a utilização de um terreno que não estava sendo utilizada ao lado da EMEB Paulo Morando.

Sobre a AllCare

Presente em 15 estados e Distrito Federal, a AllCare é uma das maiores administradoras de planos de saúde coletivos do país e tem como objetivo oferecer as melhores soluções em saúde para famílias ou empresas. A empresa reúne conhecimento e experiência para atender todas as necessidades dos beneficiários, desde o auxílio na adesão ao plano de saúde e odontológico, conforme o perfil do cliente, até o atendimento diário e o relacionamento próximo às operadoras, com produtos de saúde diversificados. A AllCare se destaca pelos seus canais de atendimento com fácil acesso para suporte e esclarecimentos, além de portal interativo e aplicativo do cliente. Em 2020 a AllCare ganhou o Prêmio SMART Costumer e o PrêmioABT, ambos na área de costumer Experience e recebeu a certificação GPTW, concedida pela consultoria global Great Place to Work. A AllCare tem mais de 500 colaboradores e 205 mil beneficiários cadastrados.

Sobre o Instituto Melhores Dias

Organização da Sociedade Civil que trabalha desde 1993 por todo o Brasil com ações que melhoram a qualidade de vida de adultos e crianças. Já foram beneficiadas três milhões de crianças e mais de 12 milhões de pessoas em 15 estados e 75 municípios brasileiros atendidos pelo Instituto, que recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior por seu desempenho.

O Instituto Melhores Dias desenvolve programas nas áreas de saúde e nutrição; qualidade de vida e prevenção de doenças; cultura; educação; meio ambiente; administração de crise social; e voluntariado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto