Logo
Imprimir esta página

Evento discute os desafios da pecuária com a alta das commodities

Encontro virtual reuniu pesquisadores e consultores para debater como superar o cenário econômico atual

O Grupo de Especialistas em Produção e Desempenho (GEPD) da Zoetis, focado em nutrição de gado, reuniu-se virtualmente para a realização da VIII Reunião GEPD 2021, na última semana. A pauta do encontro contemplou os atuais desafios do cenário econômico e a alta das commodities, que impactam diretamente o preço final da carne.

Com o crescente aumento de preços do milho e da soja, pecuaristas e nutricionistas estão sendo obrigados a incluírem subprodutos na dieta do gado, trazendo impactos no desempenho e no ganho de peso dos animais.

Sob mediação de Everton Carvalho, Gerente de Serviços Técnicos da Zoetis, o evento teve a participação de Flavio Santos, engenheiro agrônomo e professor da ESALQ; Vinicius Gouvêa, professor do Departamento de Zootecnia da New Mexico University; Gustavo Siqueira, pesquisador científico APTA – Colina e professor da Pós-graduação da UNESP/Jaboticabal, e Alexandre Mendonça, engenheiro agrônomo e sócio consultor da MB Agro.

“Nunca nos contentaremos, pois sabemos que podemos sempre oferecer o melhor para o desenvolvimento da nossa pecuária, valorizando cada vez mais o trabalho de vocês, buscando novas ideias e tecnologia”, disse Carvalho.

Flávio Santos apresentou uma pesquisa brasileira que mostra um aumento significativo no ganho da carcaça do gado, com a inclusão de 45% de milho na dieta. Já Vinicius Gouvêa mostrou os resultados positivos alcançados nos confinamentos americanos com a utilização de subprodutos oriundos do milho na cadeia da produção de carne. Os dados mostram aumento de desempenho do gado e eficiência alimentar.

Em sua participação, Renato Dib apresentou um estudo de campo realizado em parceria com a Zoetis na fazenda São Joaquim (GO). A pesquisa demonstrou que os animais tratados com Taurotec apresentaram maior ganho de peso e consumo mais adequado de mineral.

Ao final do encontro, Marcos de Bem, Gerente de Marketing da Linha Recria e Terminação, conduziu uma conversa com Alexandre Mendonça, da MB Agro, que fez uma análise do contexto macroeconômico, da dinâmica do mercado de grãos e avaliou os impactos nos mercados de carnes bovina, suína e de frango. “Os preços dos insumos como milho e soja desafiam os nutricionistas a formularem dietas rentáveis e adotarem maior uso de subprodutos. A redução no abate de fêmeas devido ao ciclo pecuário que vivemos (alta nos preços dos bezerros) também está impactando as escalas curtas de abates. Nos próximos três anos, teremos uma superprodução de bezerros por conta do aumento de matrizes em reprodução. Duas vertentes diferentes especulam o preço do boi futuro, mas acreditamos que o valor da arroba seguirá firme, guiada pela alta demanda internacional por carne vermelha, abertura de novos mercados e queda na produção dos EUA, que é o principal exportador do mundo”, finalizou o consultor.

Sobre a Zoetis

Como empresa líder mundial em saúde animal, a Zoetis é movida por um propósito singular: fortalecer o mundo e a humanidade por meio da promoção do cuidado com os animais. Depois de quase 70 anos trazendo inovações na maneira de prever, prevenir, detectar e tratar doenças em animais, a Zoetis continua a apoiar aqueles que criam e cuidam de animais em todo o mundo – de pecuaristas a veterinários e tutores de animais de estimação. Todo o seu portfólio de medicamentos, vacinas, diagnósticos e tecnologias terapêuticas, e aproximadamente 11.300 funcionários fazem a diferença em mais de 100 países.

Em 2020, a Zoetis obteve um faturamento de US$ 6,7 bilhões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto