Logo
Imprimir esta página

Teste de sensibilidade para anticoccidianos – por que essa é a ferramenta mais eficaz para uso prudente do medicamento nas granjas

Tecnologia auxilia a elaborar e a aperfeiçoar programas de controle de coccidiose em campo

É uma manifestação natural. Quanto maior a frequência de uso de determinada categoria de medicamento veterinário para o combate de agentes invasores, seja antibiótico, antiparasitário, ou anticoccidiano, maior será a perda de sensibilidade dos microrganismos a eles. “O desenvolvimento de uma tecnologia leva anos, não podemos correr o risco de perdê-la por mau uso em campo. Por isso é algo que deve ser continuamente monitorado, para que consigamos aproveitar ao máximo as tecnologias disponíveis no controle de doenças”, explica o médico-veterinário Antonio Kraieski, Assistente Técnico de Aves da Zoetis.

“É o que vem acontecendo com o controle da doença de maior impacto negativo na avicultura em todo o mundo, a coccidiose”, acrescenta Kraieski. O especialista diz que a medição da perda da sensibilidade é feita por meio de testes in vivo específicos, que apontam o grau de resistência do parasita a moléculas em uma área geográfica. “São essas provas de sensibilidade que vão auxiliar as empresas a decidirem quais anticoccidianos são mais adequados para os desafios apresentados localmente.”

O teste de sensibilidade aos anticoccidianos, conhecido como anticoccidial sensitivity test (AST), aponta dados que ajudam a elaborar e a aperfeiçoar programas de controle de coccidiose em granjas de frango de corte.

“Só o teste permite dizer qual é a droga mais efetiva no controle de uma determinada coccidia. Para isso, é necessário fazer o isolamento dos oocistos do parasita e realizar provas de sensibilidade com vários anticoccidianos”, reforça Kraieski. A eficácia dos anticoccidianos é avaliada por seus resultados quanto a aspectos como ganho de peso, conversão alimentar e mortalidade, além de escore de lesão do trato intestinal das aves.

“Infelizmente, o AST ainda é pouco utilizado no Brasil, mas hoje ele é uma ferramenta fundamental na utilização racional e estratégica dos anticoccidianos e, consequentemente, no controle efetivo da coccidiose em campo”, finaliza o especialista.

Sobre a Zoetis

Como empresa líder mundial em saúde animal, a Zoetis é movida por um propósito singular: fortalecer o mundo e a humanidade por meio da promoção do cuidado com os animais. Depois de quase 70 anos trazendo inovações na maneira de prever, prevenir, detectar e tratar doenças em animais, a Zoetis continua a apoiar aqueles que criam e cuidam de animais em todo o mundo – de pecuaristas a veterinários e tutores de animais de estimação. Todo o seu portfólio de medicamentos, vacinas, diagnósticos e tecnologias terapêuticas, e aproximadamente 11.300 funcionários fazem a diferença em mais de 100 países.

Em 2020, a Zoetis obteve um faturamento de US$ 6,7 bilhões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto