Logo
Imprimir esta página

Sustentabilidade na agropecuária será medida com a comercialização de créditos de carbono

Empresa especializada em tecnologias integradas para o agronegócio irá atuar em parceria com a CEPTIS Agro

O agronegócio brasileiro, grande contribuidor do superávit da balança comercial, constantemente implementa inovações para aumentar a produtividade de forma sustentável. Sempre atenta às inovações que propiciam avanços para o setor, a PRODAP, empresa mineira especializada em oferecer tecnologias integradas para o agronegócio e de gerenciamento e nutrição animal para todo o Brasil, em parceria com a CEPTIS Agro, empresa brasileira que detém os direitos da tecnologia suíça no setor de certificação segura e rastreabilidade, irá promover e certificar a sustentabilidade de seus clientes e com isso oferecer mecanismos financeiros, como o acesso a finanças verdes e a comercialização de créditos de carbono.

A PRODAP, em um primeiro momento, ao aplicar suas soluções integradas, tem por objetivo incrementar o resultado financeiro dos seus clientes de forma sustentável dentro da cadeia de produção. Agora, dando um passo além, irá mensurar e certificar a sustentabilidade de seus clientes e, com isso, mostrará que a pecuária quando bem gerida pode ser uma grande preservadora do meio ambiente e da sociedade como um todo, tornando a cadeia de produção mais limpa e eficiente.

De acordo com Rafael Mendes, diretor de novos negócios da PRODAP, o caminho da empresa rumo à sustentabilidade não é novo, mas torna-se cada vez mais imprescindível. “Soluções como esta fazem com o que o agronegócio no Brasil continue crescendo da forma correta, ou seja, sem degradar o meio-ambiente, além de estar de acordo com as demandas de ESG da cadeira produtiva, portanto esse, sem dúvida, é um passo muito importante para que, em breve, todos os nossos clientes estejam adequados às boas práticas sustentáveis”, afirma.

Como funcionará?

Quando uma empresa não consegue reduzir emissões, ela pode comprar créditos. Na prática, o crédito é uma moeda que representa uma tonelada de carbono que deixou de ser jogada na atmosfera.

Para ajudá-los a compensar as emissões de gases de efeito estufa, a PRODAP está elaborando um protocolo de sustentabilidade seguro unindo a tecnologia PRODAP Views e TrustScore®.

Solução de tecnologia e fomento da Sustentabilidade Certificada

Para realizar a emissão de um selo de sustentabilidade, uma das competências necessárias é a capacidade de fazer o rastreamento dos dados das fazendas e indústrias frigoríficas. “A PRODAP já possui tecnologias que fazem rastreabilidade segura em tempo real e que capturam dados e informações como quantidade de animais, localização, se há comida necessária, se o pasto está manejado de forma adequada, se a água consumida é de qualidade, entre outras”, afirma Mendes.

Somando suas tecnologias à tecnologia de MRV (Monitoring Reporting and Verification) da CEPTIS Agro, a parceria permite mensurar a sustentabilidade da cadeia produtiva de pecuária de corte. De acordo com o diretor, esse foi um dos motivos de criar uma aliança estratégica com a CEPTIS Agro e que permitirá a emissão do selo de sustentabilidade.

No caso específico das indústrias frigoríficas, será feito o monitoramento dos compliances ESG dos fornecedores/fazenda, somando-se ao saldo de carbono da cadeia, assim ajudando-os a cumprir os compromissos de diminuição de GEE (Gases de Efeito Estufa).

O diretor também explica que há empresas que querem compensar emissões, mas não sabem como fazer. “Nossa proposta é continuar criando soluções inteligentes e assertivas para o mercado. E a partir da união das duas tecnologias, PRODAP Views e TrustScore, será possível fazer a mensuração da sustentabilidade, do sequestro de carbono ou neutralização de carbono dos produtores. Dessa forma, conseguiremos acompanhar a cadeia de maneira segura, certificando e rastreando a originação animal para frigoríficos e garantindo compliances socioambientais, econômicos e de bem-estar animal das propriedades”, finaliza.

Sobre a PRODAP

Com matriz em Belo Horizonte (MG), a PRODAP atua no ramo do agronegócio há mais de 40 anos com nutrição animal, prestação de consultoria especializada e desenvolvimento de softwares para o setor, realizando a transformação da pecuária nacional e atendendo as maiores empresas do ramo no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto